notícias & releases

Operação Fast Food

Fiscais do Procon-SP constataram irregularidades em 50% das lojas de fast food e restaurantes de shoppings da capital

Publicado em 8 de abril de 2019
A Fundação Procon-SP, vinculado a Secretaria da Justiça e Cidadania, esteve nos dias 4 e 5/4, nos Shoppings Cidade Jardim e Ibirapuera para fiscalizar restaurantes e lanchonetes com o objetivo de coibir irregularidades ao Código de Defesa do Consumidor. Dos 69 estabelecimentos visitados, 35 apresentavam irregularidades.
 
A maior parte das irregularidades constatadas nas cozinhas dos estabelecimentos foram: manutenção de alimentos fracionados sem a devida informação sobre a data do fracionamento; alimentos já preparados sem a necessária informação sobre a data do preparo; alimentos sem a informação do prazo de validade e com prazo de validade vencido.
 
Veja aqui quais os estabelecimentos foram autuados.
 
Além dos restaurantes e lanchonetes, os estacionamentos dos shoppings também foram autuados por cobrar do consumidor em caso de perda do cartão e por não se responsabilizar por objetos deixados dentro do veículo – de acordo com a legislação o estabelecimento não pode transferir a responsabilidade para o consumidor.
 
A multa será aplicada mediante procedimento administrativo e, de acordo com a lei, é fixada entre um mínimo de 650 reais e o máximo de 9 milhões, variando de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor.
 
 
A operação foi registrada e a assessoria de comunicação tem fotos e imagens para disponibilizar à imprensa.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção consumidor

A sua reclamação é sobre alguma dessas empresas?

COMGÁS
SAMSUNG
VIA VAREJO (Casas Bahia, Extra.com.br, Ponto Frio)
VIVO