notícias & releases

Operação Dia dos Pais

Dos 754 estabelecimentos fiscalizados, 360 apresentavam irregularidades

Publicado em 9 de agosto de 2019
Equipes da Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, visitaram estabelecimentos comerciais do interior, litoral e capital do estado durante a Operação Dia dos Pais. A fiscalização, que aconteceu de 1 a 8 de agosto, visitou 754 locais e encontrou irregularidade em 360 (48%).
 
A maior parte das irregularidades encontradas refere-se a falta ou inadequação na informação de preços. 
 
As equipes verificaram a adequação a uma série de obrigações legais do fornecedor, como exposição de todos os preços adequadamente, produtos com rótulos e etiquetas em língua portuguesa, prazo de validade, disponibilização de exemplar do Código de Defesa do Consumidor, informação clara sobre formas de pagamento, trocas, entre outras. Confira a relação de empresas autuadas na capital e no interior e litoral.
 
Capital
 
Na capital, foram autuados 91 estabelecimentos (44%), de um total de 209 fiscalizados.
 
Núcleos Regionais
 
No interior e litoral do Estado foram autuados 269 estabelecimentos (49%) dos 545 fiscalizados. Foram visitadas cidades nas regiões de Bauru, Campinas, Baixada Santista, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e  Sorocaba.
 
As empresas responderão a processo administrativo e podem ser autuadas por desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui