notícias & releases

Operação Choque Total

Fiscalização conjunta em postos de combustível

Publicado em 21 de junho de 2018

A Fundação Procon-SP e o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizaram em 15/6 uma megaoperação com mais de 150 fiscais com o objetivo de apurar casos de prática abusiva, fraudes e adulteração de combustíveis. Na orientação às equipes, o secretário adjunto Luiz Souto Madureira destacou a disposição do governo do Estado para garantir o direito do consumidor e valorizar o comerciante e o empresário que trabalham certo.

 
Ontem, quinta-feira (14), 15 equipes visitaram 36 supermercados da capital e todos eles acabaram recebendo algum tipo de autuação. As principais irregularidades encontradas foram: produtos vencidos / sem validade / validade não visível; descumprimento de oferta (anunciam produto e não tem na loja / anunciam produto com valor promocional e quando consumidor passa no caixa é cobrado valor superior / anuncia kit promocional, por exemplo, leve “6 pague 5”, mas matematicamente oferta não é cumprida) e problemas relacionados ao leitor ótico (falta de leitor/ leitor quebrado / distância superior a 15m).
 
Nessa sexta os alvos foram os postos de gasolina. Só as equipes do Procon visitaram 25 estabelecimentos; 17 foram constatados e/ou notificados por falta de informações sobre preços e por não repassar o desconto de R$ 0,46 no diesel.

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui