notícias & releases

Material de pintura

Pesquisa do Procon-SP aponta aumento quase quatro vezes maior que a inflação

Publicado em 1 de março de 2019
A Fundação Procon-SP, vinculada à Justiça e Cidadania, constatou que na média houve um aumento de 11,37% nos preços de materiais para pintura, na comparação com a pesquisa realizada no ano passado. O IPC-SP (Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo) da FIPE, referente ao período, registrou uma variação de 3,12%.
 
Em relação à comparação de preços neste ano, constatou-se que a maior diferença para o mesmo produto foi de 152,17% nas folhas de lixa para madeira (225 x 275mm) grão 100, 120 e 150, do fabricante Norton – em um local custava R$1,74 e, em outro, R$0,69.
 
Foram pesquisados os preços de um total de 196 itens de diferentes fabricantes de tintas (acrílica, esmalte, látex PVA e spray), verniz, folha de lixa, massa, resina, solvente/removedor e trincha (pincel). A coleta de preços, que aconteceu de 6 a 8 de fevereiro de 2019, foi feita em nove estabelecimentos comerciais das principais redes do varejo, distribuídos pelas regiões norte, sul, leste e oeste da cidade de São Paulo.
 
Veja aqui a pesquisa completa.
 
Dicas ao consumidor
Antes de ir às compras, o consumidor deve fazer uma lista dos itens que pretende comprar e pesquisar – tanto o preço, quanto a qualidade – em sites e folhetos/anúncios publicitários de diferentes estabelecimentos. Assim, poderá, além de fazer economia, levar os itens que melhor atendam suas necessidades.

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui