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Mapa Regional de Defesa do Consumidor

Procon-SP quer conhecer as características de cada região do Estado, bem como as demandas necessárias para atender os consumidores, de forma mais direcionada às suas peculiaridades

Publicado em 4 de junho de 2024

O diretor Executivo do Procon-SP Luiz Orsatti Filho iniciou nesta terça-feira (4) um programa de visitas às sedes regionais do órgão no interior e litoral do estado de São Paulo. O objetivo desta iniciativa é conhecer as características de atuação e do mercado em cada região, bem como as demandas necessárias para atender os consumidores, de forma mais direcionada às suas peculiaridades.

Estas informações são estratégicas para a organização das atividades do Procon-SP, que incluem a realização de orientação aos fornecedores e pesquisas, além da fiscalização. A coordenadoria regional de Sorocaba foi a primeira a ser integrada na plataforma do Procon-SP Digital, que é uma das frentes para democratizar cada vez mais o acesso dos consumidores à plataforma de registro de reclamações. Ela está sendo ampliada com a inclusão de Procons municipais conveniados, o que irá melhorar a qualidade do atendimento aos consumidores de todo o estado, aos fornecedores e para a própria Fundação, que terá cada vez mais dados para aprofundar seu já amplo conhecimento sobre a dinâmica do consumo, desenvolvendo cursos e atividades de orientação cada vez mais específicas para cada grupo de consumidores. Isto também vai valorizar o atendimento presencial dos Procons municipais conveniados, fundamental para acolher os consumidores que têm dificuldade em acessar diretamente a plataforma.

Durante a visita, foi apresentado, pela primeira vez, o Mapa Regional de Defesa do Consumidor, feito especialmente com dados das regiões de Itapeva e Sorocaba – tanto as informações sobre as reclamações como as ações de fiscalização, orientação e palestras realizadas. Este detalhamento, que será feito para todas as demais oito regionais do Procon-SP, vai permitir estudar melhor os problemas mais encontrados em cada região, e desenvolver atividades de orientação aos consumidores e fornecedores, buscando melhorar a qualidade do atendimento de forma mais adaptada às realidades locais.