notícias & releases

Lollapalooza 2025: Procon-SP estará no evento para garantir os direitos do consumidor

Objetivo é que todo o local esteja adequado às exigências do Código de Defesa do Consumidor e outras legislações, como a do protocolo Não se Cale

Publicado em 28 de março de 2025

São Paulo, 28 de março de 2025 – O Procon-SP estará presente nos três dias do festival Lollapalooza 2025, que acontece neste final de semana no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na Capital.

As equipes irão verificar se as normas que garantem o respeito aos direitos dos consumidores estão sendo cumpridas adequadamente, entre as quais o atendimento preferencial, informação sobre os preços dos produtos expostos à venda, a permissão de entrada com alimentos e bebidas, disponibilização de ilhas de hidratação em locais estratégicos do espaço, entre outros.

E nesta sexta-feira, primeiro dia do evento, as equipes do órgão de defesa do consumidor estarão no local antes do início dos shows, para também verificar a organização de entrada do público.

Como tem acontecido antes da realização de grandes eventos, diretores e especialistas do Procon-SP reuniram-se com organizadores do evento para discutir previamente como tais exigências seriam cumpridas e como seriam garantidas a integridade e saúde dos participantes do festival de música. A reunião aconteceu em fevereiro.

Entrada com Bebidas e Alimentos

Com relação à permissão de entrada com alimentos e bebidas, o Procon-SP entende que os consumidores podem acessar o festival com alimentos e bebidas embalados nas mesmas embalagens comercializadas dentro do evento, respeitadas as orientações feitas pelos órgãos de segurança.

Meios de pagamento

Os organizadores ainda foram orientados quanto às formas de pagamento de produtos vendidos no local: não poderão recusar o recebimento dos valores em dinheiro, nem restringir a forma para algum tipo de produto (todos os itens à venda poderão ser pagos pelos mesmos meios ofertados pela organização).

Para os cartões de consumo, o Procon-SP orientou que não é permitido cobrar multa no caso de perda; e a forma de devolução do saldo residual tem que ser informada de forma clara aos consumidores, inclusive quanto o ressarcimento do valor eventualmente cobrado para aquisição do próprio cartão.

Protocolo Não se Cale

A organização do Lollapalooza também foi orientada a providenciar o treinamento de todas as pessoas que estarão trabalhando no evento em relação ao protocolo Não se Cale, de prevenção à violência contra a Mulher, além de providenciar a devida sinalização de todos os espaços com os respectivos cartazes, especialmente nos banheiros femininos.

Outros temas orientados pelo Procon-SP foram: o cumprimento da Lei Antifumo (Lei que proíbe a venda e consumo em determinados espaços de derivados de tabaco, narguilê e cigarros eletrônicos – vapes – estes proibidos pela Anvisa); e Lei Antiálcool (Lei que proíbe a venda de bebida alcoólica para menores de idade).

Assessoria de Comunicação | Procon-SP

imprensa@procon.sp.gov.br

Atenção: Este e-mail é exclusivo para o atendimento à imprensa. As reclamações devem ser registradas na área de cadastro específica, para que possam ser analisadas pelos especialistas e encaminhadas às empresas.

Instagram | YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads | BlueSky