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Veículos podem apresentar problema de infiltração de água na fiação dos espelhos

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Dando continuidade à campanha iniciada em 9/12/14, a FCA convocou, nesta terça-feira (30/6), os proprietários dos veículos Jeep Wrangler, ano/modelo 2011 a 2013, com numeração de chassis de 1C4BJWAGOCL115947 a 1J4BA5H1XBL585021, a entrarem em contato com uma concessionária da marca para instalação de protetor contra água nos terminais dos conectores da fiação dos espelhos retrovisores e o ligamento, em condições seguras, da função de aquecimento dos espelhos laterais.

No comunicado, a empresa informa ter identificado a possibilidade de infiltração de água na fiação dos espelhos retrovisores laterais. Esta infiltração, com o passar do tempo, poderá causar corrosão dos terminais dos conectores, com consequente aquecimento excessivo dos mesmos. O aquecimento excessivo dos terminais bem como dos conectores dos espelhos retrovisores elétricos laterais poderá, em casos extremos, provocar combustão com possíveis danos materiais e físicos ao condutor, demais ocupantes do veículo e terceiros.

Para mais informações, a empresa disponibiliza os telefones 0800 703 7150 e o site www.jeep.com.br.

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação