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Procon-SP dá dicas para que consumidor não seja prejudicado

Diante da paralisação dos funcionários dos bancos, que se inicia nesta terça-feira (6/10), a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, orienta o consumidor:

  • Embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
  • Algumas redes de supermercados têm caixas específicos para o pagamento de faturas de água, luz, gás e telefone.
  • Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, a recomendação do Procon-SP é que o consumidor, fique atento aos prazos de vencimento das contas e entre em contato com a empresa para solicitar opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.
  • O consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não disponibilize opções para quitar o débito, possa reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
  • Para sua segurança, não aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação