notícias & releases

Fiscalização de preços abusivos

@proconsp continua enfrentamento aos maus fonecedores; mais de dois mil e seiscentos estabelecimentos foram fiscalizados no estado de São Paulo

Publicado em 5 de maio de 2020

Com o objetivo de garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e de combater a abusividade de preços de itens essenciais neste momento de pandemia da covid-19, a Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor – @proconsp fiscalizou 2.629 estabelecimentos de 181 cidades do estado de São Paulo de meados de março até 4 de maio.

A prática de aumentar injustificadamente os preços de produtos está em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor e o @proconsp, enquanto instituição que tem como compromisso garantir o equilíbrio no mercado de consumo, irá continuar o trabalho de enfrentamento aos maus fornecedores em todo o estado de São Paulo.

Do total das farmácias, supermercados, hipermercados e outros estabelecimentos visitados pelas equipes, 88% deles (2.326) deverão apresentar as notas fiscais de venda ao consumidor final e de compra junto aos seus fornecedores de álcool em gel e máscaras, no período de janeiro a março, para comparação e assim verificação de eventual aumento abusivo sem justa causa.

A colaboração do consumidor apontando os estabelecimentos que estão se aproveitando deste momento para obter lucros é importante para ajudar neste trabalho. Desde meados de março, com o avanço da pandemia do coronavírus, os consumidores têm enviado relatos de aumentos injustificados de preços de álcool em gel e outros itens às redes sociais do @proconsp. Até 4 de maio, foram recebidos 2.430, o que representa uma alta de 884% nas denúncias (de 247 em março para 2.430 relatos até 4/5).

Foram registrados ainda mais de 7 mil dúvidas e pedidos de orientação relacionados a problemas enfrentandos em decorrência do coronavírus.

Como denunciar e reclamar

O consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo, ou ainda que enfrentar algum conflito de consumo, pode recorrer ao @proconsp.

Considerando a orientação de manter o isolamento e evitar sair de casa, o @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para android e iOS – ou via redes sociais, marcando @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Força-tarefa – Grupo Estratégico de Combate e Fiscalização

Desde 30 de abril, o trabalho de combate aos abusos praticados no mercado de consumo durante a pandemia da covid-19 foi fortalecido com a criação do Grupo Estratégico de Combate e Fiscalização (GECOF). Equipes de fiscalização do @proconsp e da Receita Estadual passaram a atuar em conjunto com a polícia judiciária em operações para verificar a abusividade dos preços e constatar se a venda do produto foi realizada com a nota fiscal.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui