notícias & releases

Eurofarma comunica recall de Cloridrato de Ranitidina

Medicamento apresenta possível contaminação

Publicado em 28 de outubro de 2020

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall do medicamento Cloridrato de Ranitidina 150 mg, comprimidos com números de lotes aqui relacionados. A Eurofarma Laboratórios deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

No comunicado a empresa informa que, como medida preventiva, desde novembro de 2019, interrompeu a comercialização do medicamento genérico cloridrato de ranitidina, 150 mg, comprimidos. A medida foi adotada após alerta sanitário emitido pelo órgão regulador, recomendando às empresas fabricantes que avaliassem a presença de nitrosaminas em seus produtos, as quais são potenciais agentes cancerígenos. Considerando a ausência de dados científicos conclusivos que atestem que os lotes válidos dos medicamentos não apresentam contaminação por estas impurezas abaixo dos níveis considerados como seguros, a empresa informa o recolhimento dos demais lotes válidos do produto com números lotes aqui relacionados.

Os usuários que tiverem de posse dos lotes envolvidos nessa campanha, deverão devolvê-los a Eurofarma. Para mais informações a empresa disponibiliza o telefone 0800-704-3876, em dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail euroatende@eurofarma.com.br

Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.

O Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação