notícias & releases

Entrega de equipamentos para Procons do Vale do Paraíba e Litoral Norte

Procon-SP disponibiliza computadores para os órgãos municipais

Publicado em 30 de junho de 2021

Em evento que aconteceu na manhã de hoje (30/6), o Procon-SP disponibilizou computadores aos Procons da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A doação dos equipamentos integra o apoio dado pelo órgão estadual aos Procons municipais conveniados.

Os Procons de Caçapava, Campos do Jordão, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Santa Branca, São Sebastião, Taubaté e Ubatuba receberão os equipamentos.

A reunião aconteceu na cidade de Taubaté com a presença do prefeito José Antônio Saud, dos representantes dos Procons dos municípios da região, além do diretor de relações institucionais do Procon-SP, João Silvestre Bôrro e da coordenadora do Núcleo Regional de São José dos Campos, Maria Augusta Cardoso. O diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, participou do evento de forma remota.

O diretor executivo do Procon-SP enfatizou a importância da presença de uma instituição de defesa do consumidor nos municípios. “Ao levar o Procon para as cidades queremos mais equilíbrio nas relações de consumo – com orientação aos consumidores e fornecedores. A ideia não é confrontar a associação comercial, sair punindo ou fechando estabelecimentos. Quero apoiar as prefeituras nas brigas contra os grandes fornecedores”. Para o diretor é fundamental ter esse instrumento para auxiliar a população. “O Procon é um órgão que funciona, eficiente, em que eu me realizo ajudando as pessoas e protegendo o cidadão”, conclui Capez.

O prefeito de Taubaté destacou a boa parceria com o Procon-SP e com o trabalho realizado com o Núcleo Regional de São José dos Campos e agradeceu em nome das prefeituras da região.

Municipalização da defesa do consumidor

O Procon-SP, primeiro a implementar a municipalização de órgãos de defesa do consumidor, conta hoje com mais de 270 cidades conveniadas. A Municipalização da Defesa do Consumidor é importante para estabelecer um intercâmbio de informações entre órgãos oficiais e aprimorar o atendimento ao cidadão por meio dos serviços de orientação e atendimento prestados pelo Procon, garantindo valorização e respeito à cidadania.

Com o convênio, a Fundação Procon-SP garante ao Procon municipal capacitação do corpo técnico, suporte técnico e operacional permanente, fornecimento de material educativo e de manuais de procedimentos, além de apoio na infraestrutura – como mobiliário, equipamentos de informática e custeio de despesas para viabilizar a participação dos Procons conveniados nos cursos de capacitação técnica.

Procon-SP

Assessoria de comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui