notícias & releases

Encontros regionais

Publicado em 16 de novembro de 2017
Entre os dias 13 e 14, representantes do Vale do Paraíba e Litoral Sul se reuniram para discutir temas em destaque no momento em suas respectivas regiões.
 
Em Taubaté, na terça-feira (13/11), se reuniram os representantes dos Procons Municipais do Vale do Paraíba e Litoral Norte que integram o Núcleo Regional de São José dos Campos. Treze municípios estiveram representados.  Um dos temas que ainda geram polêmica é cobrança diferente de acordo com a forma de pagamento (cartão/dinheiro). Por se tratar de uma prática legal, a Fundação Procon recomenda que o direito à informação seja garantido.  O consumidor deve ser alertado sobre a cobrança diferenciada antecipadamente.
 
A participação dos Procons em semanas de conciliação promovidas por bancos foi outra preocupação compartilhada com os conveniados.  A experiência do Núcleo de Tratamento do Superendividamento demonstra que não basta negociar débitos sem, antes, avaliar o orçamento e conferir e a proposta solucionará de fato o problema do cidadão.   Sem esse cuidado, o Procon pode acabar avalizando uma proposta nem sempre positiva para consumidor.
 
Outro fator importante foi a organização das estatísticas de atendimento e solução de problemas. Mesmo os casos resolvidos através de canal direto com as empresas devem ser contabilizados e registrados no   SINDEC – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.
 
Desse encontro participaram também o secretario de Negócios Jurídicos de Taubaté, Jean Soldi Esteves e o ex-prefeito – José Bernardo Ortiz – que presentou o filho Ortiz Jr, além da representante do Núcleo Regional, Maria Augusta e equipe da Diretoria de Relações Institucionais capitaneada por João Marcelo Fiorese Gonçalves.
 
Na quarta-feira (14/11), no Guarujá, a reunião contou com representantes do Procon do Município e das cidades de Praia Grande, Cubatão, Santos, Juquiá, Peruíbe, e São Vicente.
 
A Fundação Procon, mais uma vez, ofereceu seus cursos de capacitação aos conveniados e palestras direcionadas ao consumidor; discutiu ações contra as possíveis mudanças relativas aos planos de saúde. O Núcleo Regional coordenado por Wesley Mendonça Rodrigues prometeu apoio na fiscalização durante a Black Friday.

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui