notícias & releases

Em setembro, taxas de juros não apresentaram alteração

Pesquisa aponta que desde fevereiro a taxa média do cheque especial continua a mesma

Publicado em 17 de setembro de 2021

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, constatou que, em setembro, não houve alteração nas taxas médias de empréstimo pessoal e de cheque especial em relação a agosto.

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,32% a.m. e no cheque especial, de 7,96% a.m. Nenhuma instituição pesquisada promoveu alteração das taxas praticadas.

O levantamento foi feito em 2 de setembro nos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Os especialistas do Procon-SP orientam que, apesar das instituições financeiras permanecerem com as mesmas taxas, o consumidor deve evitar contrair empréstimos, uma vez que os juros ainda estão elevados.

Banco Central e COPOM

O Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% (oito por cento) ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020.

O COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu na última reunião alterar, a partir de 05/08/21, a taxa Selic de 4,25% a.a para 5,25% a.a. A próxima reunião está prevista para ocorrer nos dias 21 e 22 de setembro de 2021.

Veja a pesquisa completa RTTXJUROS0921.pdf (procon.sp.gov.br)

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui