notícias & releases
Em setembro, taxas de juros não apresentaram alteração
Pesquisa aponta que desde fevereiro a taxa média do cheque especial continua a mesma
Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, constatou que, em setembro, não houve alteração nas taxas médias de empréstimo pessoal e de cheque especial em relação a agosto.
No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,32% a.m. e no cheque especial, de 7,96% a.m. Nenhuma instituição pesquisada promoveu alteração das taxas praticadas.
O levantamento foi feito em 2 de setembro nos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
Os especialistas do Procon-SP orientam que, apesar das instituições financeiras permanecerem com as mesmas taxas, o consumidor deve evitar contrair empréstimos, uma vez que os juros ainda estão elevados.
Banco Central e COPOM
O Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% (oito por cento) ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020.
O COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu na última reunião alterar, a partir de 05/08/21, a taxa Selic de 4,25% a.a para 5,25% a.a. A próxima reunião está prevista para ocorrer nos dias 21 e 22 de setembro de 2021.
Veja a pesquisa completa RTTXJUROS0921.pdf (procon.sp.gov.br)
Procon-SP
Assessoria de Comunicação