notícias & releases

Em duas semanas, preço médio dos repelentes tem alta na Capital e na Baixada e queda em São José do Rio Preto, constata Procon-SP

Esta é a quarta edição da pesquisa feita nas cidades com grande incidência de casos de dengue; iniciativa, que também será feita em Ribeirão Preto, tem como objetivo informar os consumidores e reforçar a importância da prevenção

Publicado em 27 de janeiro de 2025

São Paulo, 24 de janeiro de 2025 – O Procon-SP constatou que na Capital o preço médio dos repelentes teve alta de 1,98% na comparação entre 8 e 22 de janeiro. Especialistas do órgão de defesa pesquisaram, a partir de um IP na região central da cidade, sites de seis grandes redes de farmácias e drogarias e constataram que o valor médio que era de R$ 34,55 passou para R$ 35,23.

Na edição anterior, divulgada em 10 de janeiro, os resultados apontaram uma ligeira queda de dezembro para janeiro – variação para menor de 0,98%.

Veja aqui o relatório completo da Capital.

O produto que apresentou maior alta na Capital, de quase 34%, foi o Repelente Exposis Infantil de 100ml em gel da Ceras Johnson – cujo preço variou de R$ 49,91 para R$ 66,76; o que apresentou a maior queda foi o Repelente Elétrico Líquido SBP de 35ml 45 noites da Reckitt Benckiser – que variou R$ 19,67 para R$ 13,36, uma redução de 32,08%.

Dos 34 itens que tiveram os preços comparados, 18 também variaram positivamente; 12 tiveram queda e quatro mantiveram os preços.

Baixada Santista e São José do Rio Preto

Na Baixada Santista – em que a pesquisa foi feita de forma presencial em seis farmácias e drogarias – a alta em duas semanas foi de 3,3%; o preço médio constatado no dia 8 de janeiro foi de R$ 47,70 e no dia 22, de R$49,27.

O produto que apresentou maior alta, de 21%, foi o Repelente OFF Active de 170g Spray da Johnson – o preço variou de R$ 33,00 para R$ 39,93. O que apresentou a maior queda foi Repelente Exposis Infantil de 100ml em gel da Ceras Johnson, que variou R$ 68,94 para R$ 67,93 (redução de 1,47%).

Dos dez itens que tiveram os preços comparados, oito também variaram positivamente e dois tiveram queda.

Já na cidade de São José do Rio Preto, o levantamento, também feito de forma presencial em sete estabelecimentos, apontou uma queda de 1,72%. O preço médio constatado nesta edição foi de R$ 31,69, enquanto no dia 8 deste mês foi de R$ 32,25.

Em São José do Rio Preto, o produto com maior queda foi o Repelente OFF Active 170g Spray da Johnson; uma queda de 24,84%: o preço variou de R$ 36,80 para R$ 27,66. O que apresentou a maior alta foi Repelente Elétrico Líquido SBP 35ml 45 noites da Reckitt Benckiser – cujo preço variou R$ 21,05 para R$ 24,89, um aumento de 18,47%.

Dos 14 itens que tiveram os preços comparados, seis também variaram negativamente, seis tiveram alta e dois mantiveram os preços.

Veja nos links os relatórios completos da Baixada Santista e de São José do Rio Preto.

Variações de preços entre os locais visitados

Quanto às diferenças de valores praticadas pelos locais pesquisados em 22 de janeiro, na Capital a maior variação foi de 97% no Repelente Repelex Family de 200ml loção da Reckitt Benckiser: em um site o consumidor podia comprá-lo por R$ 18,99, enquanto em outro, teria que arcar com R$ 37,43.

Nos estabelecimentos de Santos e São Vicente, a maior diferença constatada pelos especialistas foi para o Repelente OFF Family de 200ml loção da Johnson – encontrado por R$ 34,99 e em outro por R$ 15,90, uma variação de 120%.

A maior diferença entre os preços praticados pelos locais visitados em São José do Rio Preto foi de 80% para o Repelente OFF Active de 170g spray da Johnson: um local vendia por R$ 35,99 e outro por R$ 20,00.

Em Ribeirão Preto, que passou a fazer parte da iniciativa, a maior variação foi de 87% para o produto Repelente Repelex Family 200ml em loção da Reckitt Benckiser. Em um estabelecimento o consumidor encontrava o item por R$ 34,90, enquanto em outro por R$ 18,65.

Neste município, os especialistas visitaram seis farmácias e drogarias. Veja aqui.

Recomendações ao consumidor

Neste momento de enfrentamento da doença, o Procon-SP reforça a importância de o consumidor manter os cuidados de prevenção, como uso do repelente, eliminação de focos de água parada e, para os grupos em que há disponibilidade, a imunização.

Em razão do alto índice de casos de dengue em São Paulo, o Governo do Estado anunciou ontem (23) a criação do Centro de Operações de Emergências (COE) de combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e Zika.

Desde o final do ano passado, o órgão de defesa paulista tem feito um levantamento dos preços médios dos repelentes nas cidades com maior incidência de casos de dengue e chikungunya como forma de auxiliar o consumidor na hora da compra do produto que é uma importante forma de prevenção destas doenças. As pesquisas – que inicialmente aconteceram no intervalo de 1 mês, passando agora a ser quinzenal até meados de abril – foram feitas em 14 de novembro, 19 de dezembro e 10 de janeiro; nesta última edição, a iniciativa também foi feita na cidade de Ribeirão Preto.

Os dados divulgados não são destinados à formação de índices, apenas devem ser utilizados como informação referencial para os consumidores planejarem seus gastos.

Ao comprar os produtos, além de pesquisar os valores praticados por diferentes locais, os especialistas do Procon-SP reforçam a importância de o consumidor considerar a relação qualidade, quantidade (mg, ml etc.) e preço do item a ser adquirido; o valor cobrado pelo frete e o prazo de entrega, no caso das compras pela internet, também são fatores que devem ser ponderados.

Também é preciso ter atenção à leitura atenta do rótulo do produto, verificando a sua composição e se há algum ingrediente potencialmente alergênico; além de checar o prazo de validade, especialmente se o consumidor adquiriu o produto em outra época.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP 
imprensa@procon.sp.gov.br
Atenção: Este e-mail é exclusivo para o atendimento à imprensa. As reclamações devem ser registradas na área de cadastro específicapara que possam ser analisadas pelos especialistas e encaminhadas às empresas.
Instagram | YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads | BlueSky