notícias & releases

<?php the_title( '

', '

' ); ?>

Procura pelo programa Superendividados aumenta quatro vezes em agosto

Publicado em

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, registrou um aumento de quatro vezes da procura pelo programa de orientação e apoio aos consumidores Superendividados nos últimos três meses. Devido ao expressivo aumento da procura, novos atendimentos estão sendo agendados para o mês de outubro. Contudo, a orientação por telefone e as palestras continuam sendo realizadas normalmente, ver programação abaixo.

O Núcleo de Tratamento ao Superendividamento do Procon-SP, que mantém o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), atende consumidores de São Paulo oferecendo não apenas um atendimento, mas o tratamento do problema financeiro que compreende: análise da situação econômica, curso de orientação financeira, planilhamento de receita / despesas, renegociação de dívidas e, se necessário, audiência de conciliação de dívidas com os credores. Em geral, o Procon-SP consegue 90% de sucesso nos casos atendidos até o final e, após renegociações e a audiência de conciliação as dívidas caem para até 1/5 do total devido, pois são eliminadas todas as gorduras de multas e taxas indevidas.

Podem participar pessoas físicas, maiores de idade e capazes, que tenham a maior parte de sua renda comprometida por dívidas vencidas ou a vencer, com bancos, cartões de crédito, financeiras e empresas de varejo. Não são atendidas pelo programa as dívidas de multas, indenizações, taxas de condomínio, aluguel, pensões alimentícias, impostos (dívidas fiscais) e parcelas do sistema habitacional. A atuação é restrita a renegociação de débitos proveniente de juros e multas passíveis de renegociação.

O Procon-SP recomenda comprometer apenas 30% da renda familiar com dívidas de financiamentos e compras parceladas, que incluem: prestação de imóveis, automóveis, crediários, etc. Já que a maior parte dos rendimentos dos assalariados é usada para os custeios das despesas rotineiras de subsistência e, se houver sobra, realizar uma poupança para aquisição de bens ou para questões emergenciais.

Próximas palestras de Orientação Financeira – Superendividados

  • Quinta-feira, 27 de agosto, das 14h às 17h
  • Sexta-feira, 28 de agosto, das 9h às 12h
  • Sábado, 29 de agosto, das 9h às 12h

Local: Núcleo de Tratamento do Superendividamento – Rua Barra Funda, 1032 – Barra Funda – SP. (entre as estações dos metrôs Barra Funda e Marechal Deodoro)

– Próxima palestra de Direitos Básicos do Consumidor

  • Quinta-feira, 27 de Agosto de 2015, das 9h às 11h

Local: Auditório do Procon-SP – Rua Barra Funda, 930 – 1º andar, sala 111 – São Paulo – SP. (entre as estações dos metrôs Barra Funda e Marechal Deodoro)

Etapas para participar do programa de tratamento do superendividamento

1 – TRIAGEM
Compareça no CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, na Rua Barra Funda, 930, 2º andar, das 10h às 16h, onde serão realizados os seguintes procedimentos:

  • Análise do perfil do socioeconômico do consumidor;
  • Emissão de extrato do SCPC/SERASA;
  • Fornecimento das ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA.

2 – ENTREVISTA
Após seguir as ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA, o consumidor agendará a entrevista no Núcleo de Tratamento do Superendividamento, que será realizada na Rua Barra Funda, 1.032 – das 9h30 às 17h.

3 – PALESTRA DE INSTRUÇÃO

  • É obrigatória aos participantes do PROGRAMA;
  • A inscrição é aberta para o público em geral (superendividados ou não);
  • Serão dadas orientações que auxiliam na renegociação das dívidas clique aqui e veja o conteúdo da palestra;
  • As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Fundação no endereço https://www.procon.sp.gov.br/cursos.asp ou pelo telefone (11) 3824-7069, no horário das 9h às 17h.Ã