notícias & releases

Dicas de como fugir da dívidas

Procon-SP dá dicas para consumidores saírem do vermelho

Publicado em 8 de agosto de 2016

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, atualizou sua cartilha ‘Cinco ações para quitar as dívidas e sair do vermelho’. Nela o consumidor vai encontrar dicas importantes sobre como se organizar financeiramente e sair do endividamento. Além das cartilhas, todas disponíveis no site, o Procon-SP oferece palestras e atendimento às pessoas físicas que tenham mais de 30% de sua renda comprometida com dívidas.

Além da organização financeira, nas palestras os consumidores recebem dicas sobre como optar por cartões de crédito sem taxas ou com milhagens vantajosas e utilizá-los apenas em caso de necessidade e sabendo que terá dinheiro para quitar a compra, usar conta corrente sem tarifas (rol de serviços essenciais), rever pacotes de TV a cabo, celular e internet mais baratos, refinanciar dívidas, fazer a portabilidade de empréstimos, entre outras medidas. A troca de experiências ajuda os consumidores a refletir sobre o problema e como sair dele.

No Núcleo de Atendimento ao Consumidor Superendividado os consumidores além da palestra são atendidos por especialistas que ajudam a realizar a renegociação das dívidas. Podem participar consumidores (pessoas físicas, maiores de 18 anos, idôneos e com renda, já que o Procon-SP não trabalha com perdão de dívida) que tenham pendências com bancos, financeiras, cartões de crédito e lojas de varejo. É preciso diferenciar dívidas de despesas, por exemplo, condomínio e mensalidade escolar são despesas, financiamentos e empréstimos são dívidas.

Cartilha: www.procon.sp.gov.br/pdf/5AcoesparaSairdoVermelho52016.pdf
PAS – Programa de Apoio ao Superendividado. Acesse o site do programa se informe e inscreva: https://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=573


Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui