notícias & releases

<?php the_title( '

', '

' ); ?>

Pesquisa do Procon-SP detecta diferença de até 130% no mesmo produto

Publicado em

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, aponta uma grande variação de preços entre itens procurados para presentear no Dia dos Pais. A maior diferença foi encontrada no smartphone da LG modelo G2 D805, que custa R$ 1.499,00 em um estabelecimento e R$ 649,00 em outro. Diferença de R$ 850,00 em valor absoluto, ou seja 130%.

O levantamento realizado entre os dias 20 e 21 de julho, em 10 estabelecimentos da capital. Foram pesquisados 55 itens entre churrasqueira elétrica, grill, sanduicheira elétrica, barbeador e máquina de aparar pelos/cabelo, câmera fotográfica digital, notebook e smartphone de diferentes fabricantes e modelos. Veja aqui a pesquisa completa.

O Procon-SP recomenda que, antes de comprar o presente, o consumidor faça uma pesquisa em lojas físicas e virtuais, já que os preços e os modelos oferecidos podem variar bastante de um estabelecimento para o outro. Além dos preços e modelos, também devem ser comparados e avaliados as formas de pagamento, descontos, juros no caso de parcelamento e eventual cobrança de frete.

Também é importante saber que todo eletroeletrônico tem garantia legal, determinada pelo Código de Defesa do Consumidor, de 90 dias. Caso seja oferecida garantia contratual (além da legal), o produto deve ser entregue com um termo, no qual constem todas as condições, prazo e cobertura. No ato da compra, as lojas costumam oferecer a garantia estendida, modalidade de seguro que é paga, mas antes de adquirir é fundamental ler atentamente o contrato. Veja aqui mais dicas de compras.

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/proconsp
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/@proconspoficial
Dicas e orientações sobre defesa do consumidor no blog http://educaproconsp.blogspot.com.br/

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui