notícias & releases

Dia das Mães

Pesquisa de Dia das Mães aponta diferença de até 240,48%

Publicado em 5 de maio de 2015

Pesquisa de preço de produtos voltados para o Dia das Mães realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, nos dias 14 e 15 de abril, detectou diferença de preço de 240,48% para um mesmo produto. A prancha da Gama Italy, modelo Eleganza Infinity One – bivolt – temperatura 140/220ºC – potência 35/45W que custava R$ 49,90 em um estabelecimento, foi encontrada por R$ 169,90 em outro. Veja aqui a pesquisa completa.

A coleta que abrange produtos voltados para o Dia das Mães com o objetivo de oferecer uma referência ao consumidor foi efetuada em dez lojas do varejo distribuídas nas regiões norte, sul, leste, oeste e centro da cidade de São Paulo. Foram pesquisados um total de 72 itens, entre os quais, depiladores, modeladores, pranchas, secadores, cafeteiras expresso, fritadeiras, panelas elétricas, smartphones e tablets (sem vínculo com operadoras de telefonia móvel) de diferentes marcas e modelos.

Dicas ao consumidor

É importante buscar informações sobre o fabricante do produto que será comprado. Questões como a qualidade do serviço de atendimento ao cliente, a rede de assistência técnica autorizada, a existência de reclamações registradas nos Procons (se são atendidas ou não) devem ser consideradas na hora da escolha.

Na compra de qualquer produto, a nota ou cupom fiscal deve ser entregue ao consumidor. Produtos como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, itens de tecnologia, tablets, smartphones, entre outros, contam com manual de instrução e termo de garantia, os quais devem ser entregues em língua portuguesa.

Caso o produto apresente algum problema de fabricação, os prazos para reclamar junto ao fornecedor são: trinta (30) dias no caso de produtos não duráveis (como, alimentos, flores etc.) e noventa (90) dias no caso de produtos duráveis (eletrodomésticos, roupas, carros, por exemplo).

Veja mais dicas no Blog da fundação.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui