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Coronavírus: atendimento mais rápido

Já são 1.150 atendimentos sobre questões relacionadas ao coronavírus

Publicado em 13 de março de 2020

Com o objetivo de facilitar o atendimento ao consumidor, a partir desta sexta-feira (13/3) o @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, disponibilizará em seu aplicativo e site um botão específico para o registro de reclamações de problemas relacionados ao coronavírus: cancelamento de viagens, abusividade de preço e falta de produtos. Até hoje (13/3) já foram registrados 1.150 atendimentos (900 reclamações e 250 consultas).

As reclamações relacionadas a viagens estão sendo encaminhadas às empresas (aéreas, agências de turismo, plataformas de venda de viagens etc.), que deverão apresentar com agilidade soluções viáveis e satisfatórias a cada caso específico. As questões relacionadas à abusividade de preço e/ou falta de produto são direcionadas a diretoria de fiscalização para providências de acordo com o Código de Defesa do Consumidor – CDC.

Direitos do consumidor

O consumidor não é obrigado a expor sua saúde a riscos viajando para destinos onde poderá contrair o coronavírus, podendo optar por uma das alternativas: postergar a viagem para data futura; viajar para outro destino de mesmo valor; ou ainda obter a restituição do valor já pago. Outras possibilidades podem ser negociadas com a empresa, desde que seja uma alternativa que não prejudique o consumidor e com a qual ele esteja de acordo.

Caso o consumidor se sinta prejudicado em razão da postura adotada pela empresa, ele pode procurar o Procon-SP, que irá intermediar a negociação para tentar compor um acordo com a empresa.

De acordo com o CDC é caracterizado como prática abusiva elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços. Desta forma, se o consumidor se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo, poderá registrar reclamação junto ao @proconsp. A diretoria de fiscalização irá solicitar esclarecimento junto ao fornecedor que poderá responder a processo administrativo e até ser multado caso a infração seja constatada.

Aplicativo e site

O aplicativo do @proconsp pode ser baixado nas plataformas Android ou iOS (Play Store ou App Store). Já no site, o internauta deve acessar o endereço www.procon.sp.gov.br e clicar no botão “faça sua reclamação” para acessar a área de login e se cadastrar. O consumidor receberá um e-mail de confirmação de cadastro e acessando novamente ele poderá fazer sua reclamação no botão específico para o coronavírus.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

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