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Consumidores 60+: Procon-SP divulga pesquisa e lança ação sobre atendimento preferencial para conscientizar fornecedores

Fiscalização do órgão de defesa do consumidor tem constatado ausência do atendimento preferencial em muitos estabelecimentos; pesquisa aponta dificuldade deste grupo em compras on-line

Publicado em 2 de outubro de 2025
A Fundação Procon-SP produziu um vídeo alertando para a importância e necessidade do atendimento preferencial aos consumidores 60+. O material foi divulgado nas redes sociais do órgão estadual e será compartilhado com os Procons municipais conveniados de todo o estado, com o objetivo de conscientizar os fornecedores sobre a importância, prevista no Estatuto da Pessoa Idosa, de os ambientes respeitarem a preferência no atendimento.
 
Estas iniciativas fazem parte das atividades do Procon-SP durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º), data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas há 35 anos. Abaixo, e no YouTube, está disponível um vídeo relativo às principais medidas a serem adotadas pelos estabelecimentos comerciais com base no Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto citado.
 

 
No dia 1º foram divulgados pelo Procon-SP os resultados de um levantamento com as percepções da população 60+ sobre o mercado de consumo, com resultados importantes para a melhoria do ambiente de atendimento das empresas: 92% dos participantes informaram ter acesso à internet e aplicativos – índice similar aos 91% dos consultados na edição de 2024 – o que indica que há uma importante inclusão digital da população 60+.
 
Mas, apesar do elevado número dessas pessoas interagindo on-line, é possível concluir que ainda é preciso aprimorar as plataformas e aplicativos das empresas, para que as ferramentas de interação – atendimento, vendas etc. sejam, de fato, amigáveis.
 
“Esta é uma preocupação até estratégica em um país com rápido envelhecimento populacional. Além de possibilitar uma experiência mais autônoma e inclusiva, ferramentas de uso mais simplificado podem fortalecer as vendas para este grupo populacional que consome e é cada vez maior”, avalia Elaine da Cruz, Diretora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP.
 
Grupo crescente e cada vez mais relevante, a população 60+ ainda enfrenta desafios para encarar as relações de consumo que migram rapidamente para o universo digital.
 
Com 723 participantes, a consulta do Procon-SP registrou que 51% dos que responderam informou que não conseguiu entrar em contato, comprar algum produto ou contratar um serviço em função da empresa só trabalhar por meio de aplicativo.
 
Dentre os que relataram ter dificuldade de manusear os aplicativos, verificou-se que a proporção é maior quanto maior a faixa etária e menor a escolaridade, o que comprava a necessidade de revisão do conceito “intuitivo” quando do desenvolvimento os aplicativos, por exemplo.
 
Outro dado significativo: a maioria (74%) recebe oferta de produtos e serviços em suas redes sociais ou telefone e, destes, apenas 27% informaram que normalmente compra o produto ou contrata o serviço ofertado. Além disso, entre os que compram/contratam, quase 67% informaram na consulta ter tido problemas, sendo que os principais foram:  empresa fantasma; atraso ou não entrega do produto; empresa não cumpriu o valor anunciado.
 
Atitude ao enfrentar problema de consumo
 
Um dado interessante trazido pela enquete: uma grande parte dos participantes (89%) tomou alguma atitude ao enfrentar um problema de consumo, seja notificar a gerência, Ouvidoria, SAC da empresa ou denunciar aos órgãos competentes (como delegacias, Justiça, Procons). Esta informação confirma a necessidade de divulgação e orientação constantes, como as inciativas oferecidas pela Fundação Procon-SP.
 
Débitos não autorizados no benefício
 
Do total de entrevistados, 81% disseram ser aposentado ou pensionista e destes: 27% já identificaram desconto não autorizado feito por entidade associativa no benefício do INSS, e 21% declararam que já ocorreu algum débito referente a empréstimo consignado não contratado.
 
Comparação com a edição de 2024
 
A primeira consulta do Procon-SP sobre a percepção do consumidor idoso, realizada no ano passado, apontou problemas semelhantes aos relatados na atual edição: débito de empréstimo consignado não contratado no benefício – e da dificuldade de justificativa das instituições financeiras em comprovar as autorizações; dificuldades em manusear os aplicativos e uma consequente dificuldade ou impossibilidade de entrar em contato ou comprar de empresas que só trabalham com esta opção.
 
Os resultados encontrados em ambas as edições demonstram a necessidade de investimentos, pelas empresas, em uma arquitetura de navegação mais simples e com mais segurança, para facilitar o manuseio deste público.
Sobre a pesquisa
 
Foram entrevistados 723 consumidores 60+, sendo que 295 de forma presencial (pessoas que estiveram no posto de atendimento na sede da Fundação Procon-SP e pessoas que frequentam os Núcleos de Convivência do Idoso) e 428 online (pessoas que acessaram o site oficial). O questionário, que continha vinte e duas questões, foi aplicado entre 1º a 31 de agosto.
 
Assessoria de Comunicação | Procon-SP