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Consumidor e a covid-19

@proconsp atua no Estado de São Paulo para proteger os consumidores e atenuar os impactos da crise

Publicado em 15 de maio de 2020

Os consumidores do Estado de São Paulo que estão enfrentando problemas em decorrência da pandemia do novo coronavírus podem contar com o apoio da Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor – @proconsp. Por meio de fiscalizações de estabelecimentos, aplicação de multas, intermediação de reclamações, orientações individuais, registro de denúncias e aulas sobre o tema, a instituição combate os impactos da crise.

Desde o avanço da doença até 14 de maio, já são mais de quinze mil atendimentos registrados, sendo nove mil dúvidas, denúncias e pedidos de orientação e seis mil reclamações.

Os setores mais reclamados são agências de viagens (com 3.231 reclamações) e companhias aéreas (com 1.573 reclamações). Os consumidores também registraram queixas contra farmácias/lojas/mercados (682), instituições financeiras (477), ingressos e eventos (126), programas de fidelidade (87) e cruzeiros (67).

Foram 5447 denúncias feitas via redes sociais – 3.300 sobre álcool em gel e demais preços abusivos e sobre gás de cozinha. Partindo também destas denúncias, as equipes de fiscalização visitaram mais de 3 mil farmácias, supermercados, hipermercados, entre outros estabelecimentos de 188 cidades do Estado para apurar práticas abusivas. Até o momento mais de 3 milhões em multas foram aplicadas aos fornecedores que estão prejudicando a população.

O aumento injustificado de preços está em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, as fiscalizações continuam e os fornecedores que estiverem incorrendo nesta prática serão multados.

Como denunciar, reclamar e obter orientações

O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

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