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Compras pela Internet

@proconsp quer saber quais problemas o consumidor enfrenta em razão da Covid-19

Publicado em 2 de junho de 2020

O @proconsp disponibilizou em seu site um questionário contendo cinco perguntas relacionadas a compras pela internet. O objetivo é identificar se, a partir de 17 de março, o consumidor encontrou dificuldades para efetuar compras online e quais foram elas.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, foi necessário o fechamento temporário de muitos estabelecimentos comerciais, o que ocasionou o aumento do número de comerciantes que aderiram às vendas online e de consumidores que passaram a fazer compras utilizando-se desta modalidade.

Devido ao despreparo, urgência e alguns maus fornecedores que se aproveitam da ocasião, algumas ofertas podem não estar de acordo com os direitos básicos do consumidor, como o acesso a informações claras e precisas sobre o produto, forma de pagamento, taxas de entrega etc. Diferente do comércio presencial, além da falta de contato direto com o produto, o consumidor pode não conseguir negociar o preço e nem, tampouco, exercer o seu direito de arrependimento.

Considerando que há uma grande probabilidade das empresas que não utilizavam essa forma de venda continuarem a oferecer seus produtos via internet, o resultado da pesquisa, que é uma ação realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor – EPDC do Procon-SP, servirá de parâmetro para desenvolver ações da instituição tanto na prevenção quanto na solução dos problemas.

Acesse aqui a pesquisa.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

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