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Procon-SP dá dicas de como sair do vermelho e como limpar o nome

Segundo dados de crédito do Serasa Experian, o país tem 61 milhões de inadimplentes, recorde na série histórica da empresa. Independente do fator que levou o consumidor a esta situação ou mesmo sua condição atual, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da cidadania do Estado de São Paulo, disponibiliza algumas cartilhas, palestras e atendimento que podem auxiliá-lo a mudar este cenário.
 
Cartilhas
 
Orçamento doméstico: orienta como economizar em várias situações como, por exemplo, no supermercado, na utilização de água, energia e telefone e a fazer uma tabela de controle financeiro.
 
Palestras
 
Orientação financeira: palestra gratuita, ministrada uma vez por mês, que aborda de forma prática e didática, incluindo dicas, os seguintes assuntos: importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de crédito; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo.
 
Dívidas e Dúvidas: ministrada pelo Núcleo de Tratamento do Superendividamento, esta palestra, também gratuita, tem como objetivo sanar as principais dúvidas dos consumidores com relação às suas dívidas, apontando caminhos que possibilitarão a solução dos problemas financeiros, bem como dicas e orientações para manter o equilíbrio financeiro.
 
Atendimento
 
Programa de Apoio ao Superendividado – PAS: ação que tem como objetivo auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores.
 
O Programa atende à pessoa física, maior de idade e capaz, com um mínimo de disponibilidade financeira, desde que constatada a condição de superendividado pelos especialistas do PAS, que tenham dívidas vencidas ou a vencer decorrentes de empréstimos, financiamentos, contratos de crédito ao consumo, prestação de serviços, aquisição de produtos, independente do total das dívidas.
 
 Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação