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Comércio eletrônico e varejo

Reunião com empresas para diagnóstico, prevenção e solução das queixas dos consumidores

Publicado em 20 de fevereiro de 2019
Nesta terça-feira (19/2) foi a vez da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, receber empresas que atuam no comércio eletrônico e varejo para a reunião de diagnóstico, prevenção e solução em massa de conflitos envolvendo os direitos do consumidor.
 
O primeiro encontro tem por finalidade estabelecer uma conversa com o setor. Posteriormente as empresas serão chamadas para reuniões individuais, quando devem apresentar uma dinâmica de trabalho para a solução rápida das milhares de reclamações dos consumidores registradas no Procon-SP. Durante essas reuniões que serão transmitidas ao vivo pela internet, se necessário, também poderão ser firmados termos de cooperação para questões que já estão pacificadas no mercado consumerista.
 
Durante a reunião, foram destacados os números de reclamações do setor presente recebidas pelo Procon-SP em 2018 – 15.399 registros com índice de solução de 84%, sendo os principais problemas: entrega (36%), descumprimento de oferta (35%), vício/defeito (19%), desistência da compra (9%) e montagem (1%).
 
As próximas reuniões serão com empresas de plano e seguro de saúde (20/2) e companhias aéreas (21/2). Os setores de telefonia, bancos e instituições financeiras já foram recebidos pelo Procon-SP nos dias 14 e 18 de fevereiro, respectivamente.