notícias & releases
Combustíveis
Procon-SP fiscaliza postos
Publicado em 21 de junho de 2018
Após movimentos dos caminhoneiros e acordos celebrados com a categoria com os governos federal e do estado de São Paulo, a Fundação Procon entrou em ação para orientar e defender o consumidor contra práticas abusivas.
Na capital, três equipes com fiscais da ANP e Fundação Procon- SP estão fazendo fiscalização. No interior, a Fundação tem 275 Procons municipais conveniados – 49 são capacitados para fiscalização – e 8 núcleos regionais. Nas cidades onde não há conveniado ou capacitado, os núcleos regionais deverão atuar na fiscalização.
Entre os dias 24 de maio e 7 de junho, o site da Fundação Procon –SP recebeu 5778 – manifestações, sendo 1592 completas (com endereço de postos/cupons fiscais) que poderãoresultar na notificação e, após análise dos documentos, autuação dos postos . Dos 47 postos fiscalizados, 19 postos apresentaram alguma irregularidade, sendo que dois tiveram bombas lacradas por combustível adulterado.
Como é a fiscalização
A ANP avalia qualidade e cumprimento de normas da agência e o Procon aplica regras do Código do Consumidor (informação, validade, emissão de cupom fiscal).
Durante a fiscalização são expedidos os seguintes autos:
- Auto de Constatação – constatação do preço de venda no exato momento do ato fiscalizatório;
- Auto de Notificação para obtenção de documentos para análise.
Após análise
- Auto de Infração – elevação injustificada de preços
- Auto de Infração por descumprimento do auto de notificação
- Arquivamento se não houver irregularidade