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Claro recebe o “Selo Eficiência” do Procon-SP

Claro recebe o “Selo Eficiência” do Procon-SP

Publicado em 3 de julho de 2025
O Procon-SP entregou na manhã desta quarta-feira (02), o “Selo Eficiência” para a operadora de telefonia Claro, durante reunião em que estiveram presentes representantes da instituição e da empresa. A certificação, instituída por Portaria Normativa da Fundação Procon-SP, é um incentivo para os fornecedores investirem na resolução das queixas registradas pelos consumidores na plataforma Procon-SP.
 
Para conseguir o “Selo Eficiência” a empresa precisa alcançar o fator de resolutividade médio mensal de 85% das reclamações feitas no site do Procon-SP, em cada um dos últimos 3 meses auditáveis e desde que não tenha lavrado contra si auto de infração entre a data da solicitação e o quinto mês auditável. Também é preciso manter esta média por ao menos três meses, que é o prazo de validade da certificação, que pode ser renovada se os níveis de atendimento das demandas forem mantidos.
Veja aqui mais informações sobre a Portaria Normativa nº 55/2022 que instituiu o selo eficiência no âmbito do Procon-SP.
 
Para o diretor Executivo do Procon-SP, “o selo deve ser um indutor de boas práticas que resultem no atendimento pleno aos consumidores da empresa e, idealmente, o objetivo é que mais fornecedores invistam para conquistar esta certificação, até agora concedida a apenas duas empresas”.
 
A diretora da Ouvidoria da Claro, Vera Rennó, ressaltou o empenho contínuo da empresa em prol de uma melhora no atendimento dos seus consumidores: “A gente trabalha para que o cliente seja sempre respeitado e esteja satisfeito”. Também da equipe da Ouvidoria da Claro, a coordenadora Camila Bernardes representou o time envolvido, que fez parte do esforço integrado para alcançar a certificação.
 
O Selo Eficiência é emitido automaticamente às empresas de grande porte após a conclusão de todos os processos administrativos que resultam das reclamações e apenas quando as duas partes se manifestam sobre o atendimento das demandas.
O Diretor de Atendimento do Procon-SP, Alvaro Batista Camilo, lembrou aos representantes da empresa a necessidade de os canais de atendimento da empresa “estarem sempre destacados nos diferentes momentos em que o consumidor entra em contato – na hora da compra, da assinatura do contrato etc.”. E também destacou o desafio que é conseguir conservar os índices de resolutividade que garantem a manutenção do selo.
 
Assessoria de Comunicação | Procon-SP