notícias & releases

Carro sem estepe

Procon-SP constata evidências de práticas indevidas da Ford no uso do pneu com a tecnologia “run- flat”

Publicado em 12 de abril de 2019
Em resposta enviada ao Procon-SP, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, pela Ford Motor Company Brasil para esclarecer questões sobre a comercialização do veículo modelo EcoSport Titanium 1.5 AT equipado com pneus com a tecnologia “run-flat”, que dispensa o uso de estepe, a empresa informou que pelo fato de não se deformar rapidamente o pneu permite que o condutor do veículo percorra distâncias mesmo estando furado.

Em uma análise inicial, a Diretoria de Atendimento e Orientação do Procon-SP constatou que informações importantes sobre o funcionamento dos pneus com a nova tecnologia não estão claras no manual fornecido pela montadora.

Perguntada sobre os esclarecimentos prestados ao consumidor, a Ford respondeu que em caso de furo no pneu é indicado o uso do Kit de reparos (selante e compressor de ar) e que o veículo só deve percorrer até 200 quilômetros a uma velocidade máxima de 80 Km/h. A empresa ressalta ainda, que após 15 minutos de uso do kit de reparos, se o pneu não atingir a pressão recomendada, o motorista deve parar o veículo e contatar a assistência técnica.

Sobre a possibilidade de reparo do pneu danificado ou avariado, a empresa esclarece que só um profissional habilitado pode fazer essa análise. Em caso de substituição, a montadora diz que o pneu “run-flat” pode ser adquirido nas concessionárias Ford.

Para a fundação essas informações devem conter linguagem clara, objetiva e acessível aos consumidores, principalmente por tratar-se de nova tecnologia. A diretoria de fiscalização do Procon-SP irá instaurar procedimento administrativo para realizar análise técnica e se constatadas as irregularidades a empresa poderá ser autuada.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui