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BMW comunica recall de motos

Publicado em 4 de fevereiro de 2015

A BMW do Brasil convocou, nesta quarta-feira (4/2), os proprietários das motocicletas abaixo identificadas, fabricadas entre 18 de dezembro de 2009 e 2 de junho de 2014, a entrarem em contato com uma concessionária autorizada para inspeção e, se necessário, substituição do pneu dianteiro que pode ter sido fabricado pela marca Continental.

Identificação das motos
Modelo S 1000 RR
chassis de Z029188 até ZV39978

Modelo K 1300 S
chassis de Z392547 até ZV76490

Modelo K 1300 R
chassis de ZV78411 até ZV87587

No comunicado, a empresa informa ter constatado a possibilidade do pneu dianteiro apresentar falhas na banda de rodagem e/ou cintas, resultando em possível esvaziamento imediato. Este defeito pode causar risco de acidentes e danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros.

Os pneus Continental em questão são objeto de recall já iniciado pela própria Continental em 13 de agosto de 2014. Os proprietários que já se dirigiram a uma concessionária BMW Motorrad não precisam tomar nenhuma outra providência. No entanto, aqueles que tiveram a substituição efetuada em um revendedor autorizado Continental, devem comparecer a uma concessionária BMW Motorrad para obter o documento atestando a realização do reparo.

Para mais informações a BMW disponibiliza o telefone 0800 707 3578, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e o site www.bmw-motorrad.com.br

Atenção! O recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

O Procon estadual de São Paulo orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários”.

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme determina a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

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