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Bloqueio de telemarketing

No episódio de hoje do podcast a conversa é sobre como evitar as ligações indesejadas

Publicado em 20 de janeiro de 2020

O Podcast É Direito Do Consumidor produzido pelo @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, traz informações sobre o cadastro de bloqueio de telemarketing, o “Não Me Ligue”. Neste 9º episódio, a jornalista Giovana Cunha conversa com Guilherme Farid, chefe de gabinete da instituição.

Farid informa que para os consumidores do Estado de São Paulo que não querem receber ligações oferecendo produtos ou serviços de qualquer segmento basta fazer um cadastro no site do @procon que, passados 30 dias, as empresas ficam impedidas por lei de entrarem em contato.

De acordo com a legislação que estabeleceu o “Não Me Ligue”, um mesmo consumidor pode cadastrar até cinco telefones (fixo ou móvel), mas ligações de cobrança e de pedidos de doação estão excluídas.

O chefe de gabinete destaca que o @proconsp conta com a iniciativa do consumidor para fazer a denúncia daquelas empresas que descumprem a lei – ou seja, que insistem em telefonar para os números cadastrados. As denúncias podem ser feitas no mesmo link. Centenas de empresas já foram punidas por desrespeitarem a vontade dos consumidores e as multas, dependendo da situação, podem chegar a 9 milhões.

É Direito Do Consumidor

No site, nas redes sociais do @proconsp e nas plataformas de áudio Spotify e SoundCloud do governo do Estado, a cada semana um novo Podcast com temas relevantes para a sociedade.


A divulgação dos direitos do consumidor nesse formato foi pensada para garantir que a informação de qualidade chegue às pessoas, que podem ouvir os conteúdos quando e onde quiserem. Para participar, o consumidor pode enviar áudios, mensagens e sugerir temas pelas redes sociais.
 

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