notícias & releases

Black Friday

Procon-SP lança série de vídeos com orientações

Publicado em 14 de novembro de 2023

A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, está com uma série de cinco vídeo que serão divulgados em seu canal no YouTube (veja aqui) e nas redes sociais, com dicas para a Black Friday 2023. Este evento acontece no próximo dia 24, mas já movimenta empresas com ofertas, especialmente em compras pela internet. Além disso, criou na área de registro de reclamações de seu site um “selo” específico para facilitar os registros de eventuais reclamações durante este período de intensas ações comerciais.

O objetivo da iniciativa é auxiliar os consumidores que pretendem participar do evento a fazer compras seguras, sem cair em falsos descontos, nem na armadilha de comprar por impulso.

Os vídeos, gravados pela especialista em defesa do consumidor do Procon-SP Ligiane Serrano, traz dicas como: pesquisar o histórico dos preços dos produtos desejados; conferir se o valor do produto se manterá durante todo o processo de compra; cuidados para não cair em falsas promessas de descontos enviadas por e-mail ou redes sociais, entre outros.

Ações Preventivas

Para evitar problemas como descumprimento de ofertas ou maquiagem de descontos, o Procon-SP reuniu-se com diversos fornecedores, para conhecer as propostas a serem desenvolvidas durante a Black Friday e, de forma antecipada, oferecer uma análise sobre eventuais pontos de infração ao Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, a área de fiscalização já está monitorando uma grande quantidade de e-commerces, pois apesar de os preços não serem tabelados no Brasil, é preciso que sejam informados de maneira clara e precisa, junto com todas as condições de compra como taxa de juros, valor de frete, dentre outros.

Este acompanhamento é para acompanhar a evolução dos preços neste período, observando possíveis variações atípicas, sem que o consumidor seja informado sobre as razões que levaram o fornecedor a praticar aqueles valores.

Orientações ao Consumidor

O consumidor deve analisar, durante a promoção, as condições de pagamento oferecidas, as taxas de juros cobradas e os prazos para quitação; é fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.

Antes de comprar é importante verificar se o perfil ou o site possui reclamações (se não houver comentários, desconfie); também é recomendável ter cuidado com preços baixos demais, que podem ser uma armadilha. Dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.

O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor; não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta. Observar atentamente os dados da empresa em boletos, a titularidade de contas para depósito e outas informações, também ajudam o consumidor a identificar possíveis fraudes.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP

Atenção Consumidor​

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui