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Balanço Black Friday

Procon-SP registra 1.073 atendimentos

Publicado em 29 de novembro de 2016

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, organizou um plantão especial de atendimento a consumidores durante a Black Friday, através do telefone 151, site e redes sociais. Entre quinta-feira, dia 24, até a tarde do dia 28, foram registrados 1.073 atendimentos.

 
Os principais problemas relatados foram: mudança de preço ao finalizar a compra (20,6%), produto/serviço anunciado indisponível (17,3%), maquiagem do desconto (13,4%) e pedido cancelado sem justificativa (9,5%).
 
Durante o plantão, o Procon-SP realizou a Operação Black Friday, onde foram constatadas irregularidades em nove estabelecimentos de 58 visitados na capital. As empresas serão autuadas e responderão a processo administrativo, podendo ao final serem multadas.
 
A principal irregularidade encontrada foi por problemas na informação de preços, tais como: produtos sem preços; produtos com código referencial, sem respectiva tabela de preços; precificação unicamente por meio de código de barras; precificação não ostensiva; dois preços para o mesmo produto; entre outros.


Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

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