notícias & releases

Balanço Black Friday

@proconsp divulga sétimo boletim do dia 29 de novembro

Publicado em 29 de novembro de 2019

O @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, divulga o sétimo boletim de 29 de novembro com balanço de atendimentos efetuados sobre a Black Friday. Com atendimento específico para o evento desde as 8 horas de quinta-feira (28/11), através do site, aplicativo, redes sociais e telefone 151, até as 18 horas dessa sexta-feira (29/11) já foram realizados 630 atendimentos, sendo 322 registros de reclamações e 308 consultas e orientações.

A empresa mais reclamada até o momento foi B2W Companhia Digital, que administra Americanas.com, Submarino, Shoptime, Soubarato e Lojas Americanas, com 34 reclamações (10,56%).

O principal motivo de reclamação foi produto e/ou serviço indisponível com 88 registros, 27,33% do total.

Veja os dados aqui.

Atendimento

O consumidor pode fazer reclamações via site e aplicativo em qualquer horário. Lembramos que o app deve ser atualizado nas lojas Play Store e App Store (Apple).

Nesta sexta-feira (29/11) o horário de orientação pelo telefone 151 iniciou às 6 horas e vai até as 22 horas.

Atendimento nas estações de metrô e CPTM, shoppings e aeroporto

De 18 de outubro a 27 de novembro, especialistas do @proconsp estiveram nas estações de metrô e CPTM, shoppings e aeroportos para orientar os cidadãos sobre seus direitos. Foram 6.916 orientações sobre Black Friday e 565 sobre outros assuntos.

Fiscalização Black Friday

Na operação realizada das 20 horas do dia 28 até a madrugada do dia 29 de novembro, fiscais do @proconsp visitaram oito estabelecimentos e encontraram irregularidades em todos.

As irregularidades mais identificadas foram: falta de informações essenciais ao consumidor como, por exemplo, qual o valor antes da Black Friday, folheto não informa marca nem modelo de produtos em oferta etc. e descumprimento de oferta.

A equipe de fiscalização já está nas ruas desde as 7 horas de hoje.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação