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Balanço Black Friday

@proconsp divulga segundo boletim da manhã de 29 de novembro

Publicado em 29 de novembro de 2019

O @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, divulga segundo boletim da manhã de 29 de novembro com balanço de atendimentos efetuados sobre a Black Friday. Com atendimento específico para o evento desde as 8 horas de quinta-feira, dia 28/11, através do site, aplicativo, redes sociais e telefone 151, até as 8 horas dessa sexta-feira (29/11) já foram realizados 256 atendimentos, sendo 120 registros de reclamações e 136 consultas e orientações.

A empresa mais reclamada até o momento foi B2W Companhia Digital, que administra americanas.com, Submarino, Shoptime, Soubarato e Lojas Americanas, com 13 reclamações (10,84%).

O principal motivo de reclamação foi a mudança de preço ao finalizar a compra – com 32 registros, 26,67% do total.

Veja os dados aqui.

Atendimento

O consumidor pode fazer reclamações via site e aplicativo em qualquer horário. Lembramos que o app deve ser atualizado nas lojas Play Store e App Store (Apple).

Nessa sexta-feira (29/11), o horário de orientação pelo telefone 151 iniciou às 6 horas e vai até as 22 horas.

Fiscalização Black Friday

Na operação realizada das 20 horas do dia 28 até a madrugada do dia 29 de novembro, fiscais do @proconsp visitaram oito estabelecimentos e encontraram irregularidades em todos.

As irregularidades mais identificadas foram: falta de informações essenciais ao consumidor como, por exemplo, qual o valor antes da Black Friday, folheto não informa marca nem modelo de produtos em oferta etc. e descumprimento de oferta.

A equipe de fiscalização já está nas ruas desde as 7 horas de hoje.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação