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Balanço Black Friday

No último balanço, fast food lidera ranking de reclamações

Publicado em 2 de dezembro de 2019

O @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, divulga o último balanço da semana sobre a Black Friday – até as 12 horas dessa segunda-feira (2/12), já foram realizados 1.079 atendimentos, sendo 653 registros de reclamações e 426 consultas e orientações (151 e redes sociais).

As redes de fast food Burger King e McDonald’s seguem como as empresas mais reclamadas, com 77 e 73 demandas, respectivamente. Ambas foram notificadas em razão do aplicativo do Mercado Pago, meio de pagamento para ter acesso à promoção de lanches, estar inoperante. O McDonald’s ainda recebeu uma segunda notificação pela inoperância do próprio aplicativo, que também seria meio de acesso para ofertas exclusivas.

As empresas responderão a um processo administrativo e podem ser multadas.

O principal motivo de reclamação foi produto e/ou serviço indisponível com 195 registros.

Veja os dados aqui.

Black Friday 2018

Em comparação com o ano passado, em que foram registrados 742 atendimentos referentes à Black Friday (478 reclamações e 264 consultas e orientações), houve um aumento de 45%.

Nesse ano, os consumidores também contaram com o aplicativo e o instagram do @proconsp para registrar suas reclamações e tirar suas dúvidas, o que possivelmente, fez com que o número de atendimentos aumentasse.

O consumidor que tiver problemas com suas compras pode procurar o @proconsp via site, aplicativo e telefone 151. Lembramos que o app deve ser atualizado nas lojas Play Store e App Store (Apple).

Veja os dados 2018.

Fiscalização

Equipes da capital do @proconsp fiscalizaram nos dias 28 e 29 de novembro 41 estabelecimentos na capital e encontraram irregularidades em 33 (80%). A falta de informação foi o principal problema encontrado: lojas não indicavam ao consumidor o preço anterior à Black Friday, impossibilitando a análise do desconto e apresentavam folhetos sem o destaque da marca ou modelo do produto em oferta.

Veja aqui a relação dos locais autuados.

Equipes dos núcleos regionais de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Santos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba também fiscalizaram estabelecimentos em treze cidades do interior e litoral no dia 29 de novembro.

Foram visitados 164 locais e encontradas irregularidades em 110 (67%). O Procon de São Carlos também participou da ação.

Acompanhe aqui os estabelecimentos autuados.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação