notícias & releases

Aumento do gás encanado: Procon-SP orienta

Comgás deve esclarecer o consumidor de forma mais efetiva e individualizada

Publicado em 9 de outubro de 2019

Devido ao aumento na tarifa do gás encanado, o Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta os consumidores sobre seus direitos. Nesse ano, foram aplicados o reajuste tarifário (que ocorre a cada cinco anos) e o ajuste anual, o que trouxe um impacto significativo na conta final. O preço do petróleo e a variação do câmbio contribuíram com a elevação da tarifa, que foi autorizada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).

As reclamações no Procon-SP aumentaram 521% em relação ao ano passado. De janeiro a setembro de 2018, foram 98 registros, já no mesmo período de 2019, foram 609, sendo que o principal problema foi com relação à cobrança.

Procon-SP considera que a Comgás deve esclarecer o consumidor de forma mais efetiva e individualizada, para que o consumidor entenda o valor final de sua conta mensal. O Procon-SP entende ainda que é dever da empresa analisar os casos de forma particular e, dependendo da situação, apresentar uma proposta de solução para que o orçamento da família não seja desestruturado levando a uma situação de endividamento.

Como a composição da tarifa de gás depende do segmento (comercial ou residencial), classe ou faixa de consumo (volume em metros cúbicos consumidos) entre outros fatores, não houve um percentual único de aumento para todos os consumidores.

Dicas para economizar

Ao cozinhar, se possível use panelas tampadas, o cozimento fica mais rápido; use o bocal proporcional ao tamanho da panela; evite abrir o forno e, se possível, coloque mais de um alimento para assar de uma vez. É recomendável usar a quantidade de água adequada ao cozimento do alimento, não deixando ferver mais tempo que o necessário.

Ao tomar banho, regule o aquecedor e evite usar a temperatura máxima, procure não misturar água fria com água quente, a temperatura ideal é apenas com água quente. Recomenda-se fazer a manutenção do aquecedor uma vez ao ano. Banhos demorados desperdiçam gás e água.

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui