notícias & releases

Armadilhas de Consumo

Mais um curso fixo do Procon-SP.

Publicado em 1 de outubro de 2019
Nessa terça-feira (1/10), a Escola Paulista de Defesa do Consumidor (EPDC) do Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, apresentou sua mais nova palestra: “Armadilhas do Consumo”.
 
A palestra que fará parte da grade de palestras mensais do Procon-SP, tem como proposta apresentar algumas das estratégias de marketing adotadas no mercado de consumo, que buscam influenciar as escolhas dos consumidores, levando-os, muitas vezes, a realizar aquisições que não são de seu real interesse.
 
“Essa é mais uma ferramenta que o Procon disponibiliza para a população para auxiliar a aprender quais as armadilhas que pode encontrar nas relações de consumo”, assim Marcus Vinícius Comenale Pujol, diretor da EPDC apresentou a palestra para o público presente.
 
A palestrante, Neide Ayoub – especialista em defesa do consumidor – começou sua explanação afirmando o quanto é importante saber suas metas, ter clareza de onde quer chegar: “se não tivermos essa clareza ficamos vulneráveis no mercado de consumo, o marketing conhece nosso funcionamento mental muito bem e pode nos direcionar para onde ele quiser. Muitas de nossas decisões são emocionais e o marketing se apropria disso”, conclui.
 
Durante a apresentação foram mencionados os principais erros cometidos pela maior parte das pessoas quando expostas a determinadas situações de decisão de consumo. A intenção é que, a partir desses exemplos, o participante tenha mais condições de se apropriar de suas escolhas, evitando as armadilhas que levam ao consumo por impulso ou desnecessário.
 
 
 
Outras palestras
 
O Procon-SP oferece regularmente palestras gratuitas aos consumidores como: Direitos Básicos do Consumidor, Dúvidas e Dívidas, etc. Os temas e respectivas datas, assim como inscrições, ficam disponíveis na página da Escola Paulista de Defesa do Consumidor.
 
 
Procon-SP
Assessoria de Comunicação