notícias & releases

Aplicativo do Procon-SP

Procon aposta em tecnologia para defesa do consumidor

Publicado em 20 de dezembro de 2018

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, lança um aplicativo que promete ser uma importante ferramenta de defesa do consumidor.

 
Data:19/12/2018
 
Local: Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania / Auditório Franco Montoro 
Pátio do Colégio, 184 
 
Horário: 16h00
 
Atualmente, o comércio eletrônico cresce com a base de dados e a presença cada vez maior dos smartphones; lojas físicas de varejo investem na internet das coisas, redes wi-fi, câmeras e sensores capazes de mapear a jornada do cliente, detectar seu humor e até sugerir ofertas personalizadas. Nesse cenário “encantador” o cliente está cada vez mais vulnerável. Por isso é importante que ele tenha à mão, informações suficientes para evitar possíveis ações que desrespeitem seus direitos.
 
A primeira versão do app da Fundação Procon, lançada em março de 2017, tinha um caráter mais informativo. Dava acesso ao texto integral do Código de Proteção e Defesa do Consumidor atualizado, publicações e lista de site não confiáveis.
 
A versão atual, disponibilizada a partir dessa 4ª.feira (19/12) para sistemas iOS e Androide, é também um canal de reclamações (problemas de entrega, má prestação de serviços, etc.) e denúncias (falta de informação ou preços entre outros flagrantes de desrespeito ao Código do Consumidor). O app permitirá, ainda, o acompanhamento dos casos que envolvam processo e oferecerá acesso ao Portal da Transparência, calendário de cursos, palestras e inscrições.
 
O atendimento será restrito ao Estado de São Paulo. Os consumidores de outras localidades serão informados de que deverão procurar o Procon de suas respectivas.
 
A Fundação Procon realiza mensalmente cerca de 40 mil atendimentos presenciais e à distância e precisou se adequar para atender às novas demandas. Assim, como as próprias empresas de tecnologia nativas da internet, a Fundação Procon também espera aperfeiçoar seu app a partir da experiência do usuário, garantindo completa segurança e sigilo de dados.  A expectativa é a de que, no futuro, o consumidor possa ser alertado sobre a reputação da empresa, antes de efetuar uma compra.
 
A Fundação Procon está conectada ao consumidor através do:
Site: www.procon.sp.gov.br
Blog: educaproconsp.blogspot.com
Facebook: proconsp
Twitter: @proconspoficial
Youtube: fundacaoproconspoficial

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui