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APAS: Procon-SP explica canal para fornecedores receberem orientações e aprimorar o atendimento aos clientes

Supermercadistas, especialmente das cidades menores do interior e do litoral, podem tirar dúvidas e trabalhar dentro das regras do Código de Defesa do Consumidor

Publicado em 20 de março de 2025

Integrantes da Câmara Técnica Supermercadista, criada para discutir temas relacionados ao setor em busca da melhoria constante nas relações entre consumidores e fornecedores afiliados à APAS – Associação Paulista de Supermercados, realizaram mais um encontro, desta vez para conhecerem as estatísticas das reclamações e autuações realizadas pelo Procon-SP nos últimos 5 anos.

O objetivo foi oferecer dados para que o setor possa trabalhar com maior assertividade na melhoria dos quesitos que têm sido mais demandados no Procon-SP; bem como na redução das infrações mais encontradas pelos fiscais em suas visitas regulares aos supermercados.

Ter um conhecimento amplo dos problemas mais encontrados é importante para se desenvolver estratégias e criar ferramentas para a melhoria da prestação dos serviços. E, no caso específico, também os números estratificados por região e por tipo de infração permitem que as soluções sejam pensadas para atender aos diversos perfis de fornecedores, de diversos tamanhos e diferentes características e realidades”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

Além de conhecerem os dados, os supermercadistas também receberam explicações detalhadas sobre o canal exclusivo para orientação de fornecedores disponibilizado pelo Procon-SP em sua plataforma, através da qual, apenas em 2024, foram prestados 13.906 esclarecimentos através do site do Procon-SP, sendo o principal questionamento sobre a legislação que garante o bloqueio de telemarketing.

O trabalho da Apas é debater e discutir, de forma conjunta, as melhores soluções para o consumidor. Esse é o objetivo da Câmara Técnica do Procon. Ele também reforça a importância do trabalho pedagógico, que visa levar aos supermercadistas associados as orientações do Procon-SP”, diz Erlon Ortega, presidente da Apas.

Também foram esclarecidas dúvidas a respeito de troca, garantia e “defeitos” apresentados em produtos e serviços, vendas online, formas de pagamento, contratos, embalagens e rotulagens. Presencialmente, 309 cidades do interior e do litoral foram visitadas pelas equipes regionais do Procon-SP, que orientaram 9.685 estabelecimentos no mesmo período.

Nas situações em que as respostas existentes não contemplem a dúvida ou não esclarecem de forma eficiente, o fornecedor pode encaminhar um e-mail com o questionamento específico para receber uma resposta individualizada. Além disso, toda a comunicação é registrada e fica disponível para o fornecedor para futuras consultas.

No caso de empresas que receberam alguma autuação como multa, em razão do descumprimento de alguma legislação, é possível obter informações sobre procedimentos – como apresentar defesa; prazos; pagamento; etc. O espaço também disponibiliza consulta a auto de infração, nota fiscal paulista e download de placas e outras sinalizações exigidas por lei para serem afixadas nos estabelecimentos.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP
imprensa@procon.sp.gov.br
Atenção: Este e-mail é exclusivo para o atendimento à imprensa. As reclamações devem ser registradas na área de cadastro específica, para que possam ser analisadas pelos especialistas e encaminhadas às empresas.
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