notícias & releases

Procon-SP detecta estabilidade nas taxas médias de juros para empréstimo pessoal e cheque especial em outubro

Taxa média mensal das duas modalidades de crédito apresentaram ligeira alta de 0,04 ponto percentual

Publicado em 14 de outubro de 2025

São Paulo, outubro de 2025 – A pesquisa mensal realizada pelo Procon-SP identificou estabilidade nas taxas médias de juros para empréstimo pessoal e do cheque especial, ligeira alta de 0,04 ponto percentual no levantamento realizado no começo de outubro.

Empréstimo pessoal

O índice passou de 8,05% ao mês em setembro para 8,09% neste mês — uma alta de 0,04 ponto percentual.
 
O Bradesco foi o único banco que apresentou alteração nesta modalidade de crédito, aumentou a sua taxa de 8,10% a.m. para 8,33% a.m., o que significa um aumento de 0,23 p.p., representando uma variação positiva de 2,84%.
 
Cheque especial
 
A taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,00% ao mês, apresentando um aumento de 0,04 p.p em relação ao mês anterior.
 
O Banco do Brasil aumentou sua taxa de 7,74% para 8,00%, o que significa um aumento de 0,26 p.p, representando uma variação positiva de 3,36%.
 
Os demais bancos mantiveram suas taxas.
 
Importante ressaltar que, o Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% (oito por cento) ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020.
 
A pesquisa foi realizada em seis das principais instituições financeiras do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. A coleta de dados ocorreu em 2 de outubro de 2025.
 
Orientações ao consumidor
 
O Procon-SP orienta que antes de solicitar crédito, é importante o consumidor verificar se não consegue adequar seus gastos a sua receita, por meio de um planejamento, optando pelo corte de despesas não essenciais. Caso esse controle financeiro não seja suficiente, o consumidor deve estudar várias modalidades de crédito oferecidas pelo mercado financeiro, avaliando, principalmente, os juros, número de parcelas e o valor total a pagar com e sem financiamento
 
O relatório completo da pesquisa de juros está disponível em: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/10/RTTXJUROS-10.25.pdf 
 

Assessoria de Comunicação | Procon-SP