notícias & releases

Fundação Procon-SP realiza Operação Festa Junina

Foram encontradas irregularidades em quase 67% dos estabelecimentos visitados no interior e litoral; na Capital, 19%

Publicado em 2 de julho de 2025

Equipes de fiscalização da Fundação Procon-SP realizaram entre os dias 23 e 27 de junho a Operação Festa Junina, que visitou 212 estabelecimentos comerciais na Capital, interior e litoral do estado. Foram encontradas irregularidades em 107 locais.

Capital

Na Capital foram fiscalizados 73 estabelecimentos e foram encontradas irregularidades em 14 deles (19,18%). Os principais problemas apresentados foram referentes à precificação (produtos sem informação de preço, com preços não voltados ao público consumidor).

Os fiscais também visitaram grandes festas realizadas neste período:
– Festa Junina no Memorial da América Latina – 07/06: foi lavrado Auto de Constatação à organizadora do evento, por não fixar o Alvará de Funcionamento nas entradas, não possuir controle de acesso, e por não apresentar o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Além disso, outros 21 estabelecimentos foram fiscalizados, dentro do evento, e 9 deles foram notificados com relação ao Protocolo Não se Cale (Falta de certificação do curso).
– Festa Junina no Centro de Tradições Nordestinas – 13/06:16 estabelecimentos foram fiscalizados, 2 deles foram notificados com relação ao Protocolo Não se Cale (Falta de certificação do curso), e 1 estabelecimento não informava na pré-conta que a taxa de serviço é opcional, gerando assim um Auto de Constatação sobre esta irregularidade.
– São João de São Paulo – Pq. Villa Lobos – 14/06: foi lavrado Auto de Constatação à organizadora do evento, por autorizar o ingresso de consumidores em quantidade superior ao permitido.

Interior e litoral

Já no interior e litoral, os fiscais visitaram 139 estabelecimentos, 93 deles (66,91%) apresentaram irregularidades. Os principais problemas constados foram: inadequação da informação de preço (falta clareza, ostensividade, precisão); falta de informação do preço à vista; inadequação da informação do prazo de validade/validade vencida e exemplar do Código de Defesa do Consumidor inacessível ou indisponível.

A operação teve como foco estabelecimentos do comércio em geral, de segmentos voltados à comercialização de produtos para Festas Juninas, objetivando averiguar eventuais irregularidades relativas à legislação consumerista.

As ações foram feitas pela Diretoria de Fiscalização do Procon-SP na Capital e pelos núcleos regionais do órgão em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Pretos, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Foram visitadas 23 cidades: São Paulo(Capital), Praia Grande, Santos, Cubatão, Arujá, Marília, Araçatuba, Santa Isabel, Americana, Franca, Ribeirão Pires, Ibirá, Mogi das Cruzes, Tietê, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Franca, Santa Fé do Sul, Porto Feliz, Lins, Ribeirão Preto e Jales.


Assessoria de Comunicação | Procon-SP