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Empresa de intercâmbio: Procon-SP orienta alunos que tiveram atendimento interrompido

Algumas providências podem mitigar prejuízos

Publicado em 2 de junho de 2025

São Paulo, 2 de junho de 2025Estudantes que tiveram o atendimento interrompido pela Vital Intercâmbios, que segundo os primeiros relatos, teria comunicado o fim das atividades e não mais respondido aos contatos, podem buscar os demais fornecedores que efetivamente prestariam os serviços (escolas, empresa aérea, de hospedagem etc.).

As indicações de quem efetivamente prestaria os serviços podem constar do contrato, de propagandas ou das mensagens trocadas com os consumidores e estas outras empresas podem, eventualmente e se já tiverem sido de fato contratadas e pagas, cumprir com a oferta.

Outra recomendação importante do Procon-SP é entrar em contato com as empresas de meios de pagamento, informando sobre o problema e solicitando a interrupção da cobrança de parcelas que ainda não tenham sido lançadas, bem como a eventual devolução de valores já pagos.

Guardar todos os documentos que demonstrem a contratação, os pagamentos efetuados pelos serviços e as trocas de mensagens com as empresas também é fundamental para o consumidor que for questionar os seus direitos.

Caso não consiga solucionar suas demandas com a cadeia de fornecedores, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e procurar diretamente o poder Judiciário. Isto porque neste caso, é possível que nem com a intermediação do Procon-SP será possível obter da empresa de intercâmbio o cumprimento da oferta ou algum ressarcimento para os consumidores prejudicados.

“As reclamações feitas no Procon-SP são enviadas automaticamente para a empresa, que tem um prazo para responder; mas, diante das primeiras informações sobre a interrupção do atendimento aos consumidores, é muito provável que também não haverá resposta para as notificações. Por isto, o melhor caminho é já lavrar um boletim de ocorrência e juntar documentos para ingressar na Justiça”, afirma o diretor Executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho.

Os Juizados Especiais Cíveis acolhem demandas de pessoas físicas e microempresas em causas que não ultrapassem o limite de quarenta salários-mínimos (até vinte salários-mínimos não é preciso contratar advogado).

Reclamações

Conforme a plataforma virtual do Procon-SP, foram registradas 15 reclamações de consumidores este ano contra a empresa Vital Intercâmbios, sendo a maioria em relação a não cumprimento de oferta ou serviço não oferecido.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP
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