notícias & releases

Operação Páscoa

Procon-SP autua 162 estabelecimentos por infração ao Código de Defesa do Consumidor

Publicado em 24 de abril de 2025

Equipes de fiscalização do Procon-SP percorreram estabelecimentos comerciais que disponibilizam produtos voltados para a Páscoa, como chocolates, ovos de chocolate, bolos e doces temáticos, a fim de verificar o cumprimento das regras do Código de Defesa do Consumidor e outras legislações de consumo. Esta operação é de rotina e se repete todos os anos nas semanas que antecedem a data.

Este ano foram verificados 493 locais (197 na Capital e 296 em cidades do interior e litoral) e, destes 162 (33%) apresentaram alguma irregularidade. Na Capital, foram constatados problemas em 16% dos estabelecimentos visitados (31 de 197 visitados); e nos demais municípios, em 44% (131 de 296 visitados).
Na cidade de São Paulo, os principais problemas constatados pelas equipes foram: ausência de informação do preço; problemas ao informar sobre a lista de ingredientes e sobre a presença ou não de glúten.

Nas 35 cidades do interior e litoral, a maior parte das infrações encontradas foi relacionada à falta de informação de prazo de validade ou validade vencida, seguida por ausência ou inadequação de informação de preço. Outras constatações das equipes foram: problemas ao informar sobre a tabela nutricional e lista de ingredientes, sobre a presença ou não de glúten, além de informações sobre a origem/fabricante/conteúdo/lote; desrespeito às leis estaduais Antifumo e Antiálcool; ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor; e restrição para aceitação de pagamento com cartão.

Todos os estabelecimentos autuados agora responderão a um processo administrativo, com amplo direito à defesa. “Alguns dos casos constatados podem caracterizar falhas na embalagem ou nos rótulos dos produtos e, com a análise processual, resultar em autuações à indústria ou aos respectivos produtores. O trâmite interno permite que as defesas dos estabelecimentos de varejo se manifestem, seja no sentido de se adequarem ao Código de Defesa do Consumidor, ou para que os fabricantes corrijam eventuais falhas”, explica Marcelo Pagotti, diretor de Fiscalização do Procon-SP.

As ações foram realizadas na Capital e nas cidades de Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Bebedouro, Bragança Paulista, Campinas, Cerquilho, Franca, Guaíra, Itaquaquecetuba, Itu, Jales, Jundiaí, Marília, Mauá, Mogi Das Cruzes, Pindamonhangaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Rancharia, Ribeirão Preto, Roseira, Santo André, Santos, São Bernardo, São Caetano Do Sul, São Carlos, São José Dos Campos, São Vicente, Sertãozinho, Sorocaba, Tietê, Votorantim e Votuporanga. Em Presidente Prudente, o Procon Municipal participou da ação.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP

Instagram YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads BlueSky