notícias & releases

Procon-SP identifica falhas e notifica organizadora de shows da dupla Jorge & Mateus, realizados no Pacaembu

Concessionária do espaço também precisará elaborar um plano de adequação que envolva todos que organizaram eventos no local

Publicado em 9 de abril de 2025

São Paulo, 09 de abril de 2025 – A TEP Entretenimento, organizadora do show da dupla Jorge & Mateus, realizado no último final de semana no estádio do Pacaembu, foi autuada por irregularidades constatada pela fiscalização do Procon-SP. Com isto, a empresa já poderá ser multada conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Houve constatação de falhas de organização na entrada do público, que estão, inclusive, sendo relatados pela imprensa e em redes sociais, e os fiscais presentes no local identificaram ainda falta de informação de alvará e do AVCB (licença fornecida pelo Corpo de Bombeiros) nos ingressos vendidos, o que, por lei, é necessário indicar ao menos um site onde a informação sobre a documentação do espaço está disponível.

Os próprios fiscais foram procurados por consumidores relatando terem adquirido ingressos falsos por meios oficiais, sendo orientados a lavrar boletim de ocorrência e registrar reclamações no Procon-SP.

Também a concessionária Allegra Pacaembu foi convocada para conhecer as exigências que precisará exigir dos organizadores de eventos naquele espaço, a exemplo do que já é feito em relação a outros grandes eventos como a F-1 e alguns festivais como Lollapalooza, The Town e Tomorrowland, dentre outros.

O objetivo é que todas as empresas que atuam nos shows e eventos estejam alinhadas e adequadas a todas as legislações envolvidas, como o Código de Defesa do Consumidor, as leis que regulam a venda e consumo de Álcool e que proíbem a venda e consumo de produtos fumígenos, dentre outras.

Já os consumidores que tiveram algum prejuízo em função dos acontecimentos, podem registrar uma reclamação no site www.procon.sp.br, anexando imagens e outros registros que possam reforçar os problemas relatados – lembrando que apenas prejuízos materiais podem ser reclamados no órgão de defesa do consumidor.

Protocolo Não se Cale

Além desses problemas, os fiscais constataram que de 3 estabelecimentos dentro do recinto verificados, 2 foram notificados com relação ao Protocolo Não se Cale (falta de certificação do curso).

Na semana passada, o Procon-SP visitou ainda 123 estabelecimentos na cidade de São Paulo, nos quais encontrou irregularidades relacionadas ao Protocolo Não se Cale em 63 deles, sendo: 53 não apresentaram o certificado de realização do curso pelos empregados do local e 10 não possuíam o cartaz de identificação sobre o Protocolo.

Como esta fiscalização já faz parte das rotinas dos fiscais da Fundação Procon-SP, também foram feitos outros 75 autos de constatação em vários outros estabelecimentos da Capital, relacionados à falta de informação de preços nos produtos e sobre a taxa de serviços cobrada dos consumidores, dentre outros problemas.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP

Instagram YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads BlueSky