Reclamações Fundamentadas 2024

Este Cadastro envolve dados do PROCON SP e mais 71 Procons Municipais conveniados. Na tabela abaixo, é possível selecionar todos os órgãos ou verificar os dados de cada um dos Procons, selecionando no campo [Procon de Origem]:

RELATÓRIOS

A análise dos dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas é apresentada nos seguintes relatórios:

METODOLOGIA

Em cumprimento do artigo 44, da Lei 8.078/1990 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor, a Fundação Procon SP publica este relatório e disponibiliza acesso ao Cadastro de Reclamações Fundamentadas do ano de 2024.

O protocolo de reclamação do consumidor é tratado em duas fases: a primeira com o envio da Carta de Informações Preliminares (CIP), que – se não for resolvida – enseja o avanço da reclamação para uma segunda fase. Grande parte das reclamações são resolvidas na fase de CIP.

Este Cadastro de Reclamações Fundamentadas reflete o resultado das Reclamações em segunda fase, finalizadas durante o ano de 2024. O Cadastro Estadual SP envolve as reclamações de segunda fase finalizadas pela Fundação Procon SP e mais 71 Procons Municipais do Estado de SP. Os dados do Cadastro Procon SP, foram tratados pelas equipes da Diretoria de Atendimento e Orientação ao Consumidor, da Fundação Procon SP, abrangendo as reclamações abertas no Portal do Consumidor e nos postos de atendimento presencial mantidos pela Fundação Procon SP no sistema Procon SP Digital. Os dados do Cadastro Procons Municipais SP abrangem os 71 Procons Municipais que estão utilizando o sistema Procon SP Digital e que tiveram reclamações de segunda fase finalizadas em 2024.

A ordem apresentada no ranqueamento segue a quantidade total de reclamações, classificadas do maior para o menor, em seguida por quantidade de reclamações não atendidas e, num terceiro nível, pela ordem alfabética da Razão Social / Grupo de Fornecedor.