notícias & releases

Operação Volta às Aulas – Além das grandes diferenças de preços, Procon-SP encontra irregularidades em muitas lojas que vendem material escolar

Em quase 50% dos estabelecimentos visitados no interior havia alguma inadequação ao Código de Defesa do Consumidor; na Capital em mais de 29%

Publicado em 6 de fevereiro de 2025

São Paulo, fevereiro de 2025 – Equipes de fiscalização da Fundação Procon-SP realizaram entre os dias 20 e 29 de janeiro a Operação Volta às Aulas 2025, visitando 376 estabelecimentos que comercializam produtos de material escolar na Capital e no interior. Foram encontradas irregularidades em 135 desses locais. O objetivo da ação é averiguar a adequação das lojas ao Código de Defesa do Consumidor.

Na Capital foram fiscalizados 245 estabelecimentos e em 72 deles (29,39%) havia alguma irregularidade em relação a precificação (produtos sem informação de preço, com preços não voltados ao público consumidor e precificação não ostensiva) e produtos sem certificação do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Já no interior os fiscais visitaram 131 estabelecimentos, encontrando alguma irregularidade em 63 deles (48,09%). Os principais problemas constados foram: inadequação da informação de preço (falta clareza, ostensividade, precisão); falta de informação do preço à vista e inadequação da informação de prazo de validade ou validade vencida.

As ações foram feitas pela diretoria de Fiscalização do Procon-SP na Capital e pelos núcleos regionais do órgão em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

As cidades visitadas foram: São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Francisco da Rocha, Francisco Morato, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Diadema, Mauá, São Miguel Arcanjo, Marília, Campinas, Pradópolis, Jaboticabal, Taubaté, Aparecida D’Oeste, Sorocaba, Hortolândia, Franca, Caçapava, Jales, Piedade, Pederneiras, Pindamonhangaba, Fernandópolis, Adamantina, Dracena e Osvaldo Cruz.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP

imprensa@procon.sp.gov.br

Atenção: Este e-mail é exclusivo para o atendimento à imprensa. As reclamações devem ser registradas na área de cadastro específica, para que possam ser analisadas pelos especialistas e encaminhadas às empresas.

Instagram | YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads | BlueSky