Palestras

inscrições abertas

A Fundação Procon-SP oferece regularmente palestras e cursos gratuitos aos consumidores. Também são oferecidos cursos e palestras para empresas que tem interesse em conhecer o Código de Defesa do Consumidor para aplicação em seu ramo de atividade (mediante orçamento).

Abaixo, as atividades que estão com as inscrições abertas, nas modalidades online e presencial:

Palestras gratuitas
para consumidores em geral

A Fundação PROCON.SP com o objetivo de promover a informação e educação sobre os direitos e deveres do consumidor, ministra palestras para os consumidores em geral, cujos conteúdos abordam, por meio de linguagem clara e acessível, os principais pontos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor e outras legislações pertinentes.

Essas atividades são realizadas, gratuitamente, na sede da Fundação e em outros espaços, atendendo à solicitação dos interessados, tais como: escolas públicas, órgãos públicos, ONGs, associações de caráter filantrópico ou de desenvolvimento social e entidades sem fins lucrativos.

DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR

A palestra oferece informações gerais ao consumidor sobre seus direitos nas relações cotidianas de consumo. Dentre as práticas do mercado são destacadas aquelas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança de dívidas, serviços de atendimento, e outros assuntos de interesse do consumidor, com fundamento no Código de Defesa do Consumidor e em legislações correlatas.

O conteúdo é desenvolvido a partir de exemplos práticos, extraídos do universo de reclamações recebidas pela Fundação Procon, com objetivo de levar educação e orientação de um modo geral. Portanto, a palestra não tem o propósito de solucionar dúvidas de consumo individuais do consumidor ou do fornecedor.

Para consultas específicas, procurar os seguintes canais de atendimento: Consumidor e Fornecedor.

Duração: 2 horas

ORIENTAÇÃO FINANCEIRA

O mercado financeiro, já há algum tempo, passou a facilitar a obtenção de crédito, especialmente para os jovens e consumidores de menor renda. Se de um lado essa medida aumentou o acesso da população em geral aos bens de consumo, do outro provocou uma série de problemas tais como, a falta de controle financeiro das famílias, o crescente endividamento da população, dificuldades de manter em dia o pagamento de dívidas, entre outros.

Visando a orientar os consumidores, jovens e adultos, oferecemos palestra gratuita que aborda de forma prática e didática, incluindo dicas, os seguintes assuntos: importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de créditos; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo.

Duração: 1h e 30 min

RELAÇÕES E CONSUMO NA ERA DIGITAL

A era digital, também chamada era tecnológica ou era da informação, iniciou por volta do começo dos anos 90, especialmente com o surgimento do computador pessoal e da internet, passando a transformar a sociedade no seu jeito de se comunicar, interagir, trabalhar e, também, de consumir.


Como o avanço das novas tecnologias estão influenciando as decisões de consumo das pessoas e quais são os principais problemas das compras e serviços cada vez mais adquiridos pela internet são os principais aspectos abordados na palestra sobre as Relações de Consumo na Era Digital.


O conteúdo da palestra abrange as estratégias de captura e utilização pelas empresas dos nossos hábitos de consumo, bem como dos nossos desejos e interesses de forma geral, a partir da observação sistemática do nosso comportamento na internet. Trata também das publicidades dirigidas ao perfil de cada usuário, da indução ao consumo, das ameaças cibernéticas e de como evitá-las, além das legislações de que dispomos no país para amparar o consumidor, regular e equilibrar as relações de consumo, com foco nas transações digitais.

Duração: 2h

Observações:

São fornecidas publicações relativas ao tema abordado.

As palestras gratuitas são dirigidas a consumidores.

Os interessados em participar das palestras oferecidas na sede da Fundação PROCON.SP (capital) devem se inscrever pelo nosso site.

Mais informações e solicitações de agendamentos, realizar contato pelo e-mail:

edu.consumo@procon.sp.gov.br

Para cidades do interior, consultar os Núcleos Regionais (clique aqui).

ARMADILHAS DO CONSUMO

Com base nos estudos da Economia Comportamental, a palestra tem como proposta apresentar algumas das estratégias de marketing adotadas no mercado de consumo, que buscam influenciar as escolhas dos consumidores, levando-os, muitas vezes, a realizar aquisições que não são de seu real interesse.

Para tanto são mencionados os principais erros cometidos pela maior parte das pessoas, quando expostas a determinadas situações de decisão de consumo.

A partir desses conhecimentos, o participante terá maiores condições de se apropriar de suas escolhas, evitando as armadilhas que levam ao consumo por impulso ou desnecessário.

Duração: 1h e 30 min

OBSERVAÇÕES:

Mais informações e solicitações de agendamentos, realizar contato pelo e-mail:

 edu.consumo@procon.sp.gov.br

 

Atendimento e palestras
para estudantes

Os estudantes em geral, crianças, adolescentes e jovens, entram no mercado de consumo cada vez mais cedo e precisam ser orientados adequadamente para compreender a importância do ato de consumir e conhecer seus direitos e deveres.

Para tanto, a Fundação PROCON.SP se coloca à disposição para complementar as atividades desenvolvidas pelos mais diversos educadores relativas ao tema consumo, em escolas, associações, bibliotecas, etc.

Também oferecemos atendimento a estudantes, inclusive universitários, visando auxiliar o desenvolvimento de trabalhos escolares que tenham como eixo principal os direitos do consumidor.

Os interessados devem encaminhar um e-mail ao edu.consumo@procon.sp.gov.br, identificando a qual instituição de ensino estão vinculados e quais suas necessidades.

Os educadores que quiserem solicitar palestras deverão informar ainda a data, local e horários pretendidos, bem como qual o público alvo.

Cursos e palestras
para fornecedores

CURSO BÁSICO SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR

O objetivo do curso é informar, de maneira prática, os direitos assegurados aos consumidores pelo Código de Defesa do Consumidor, visando à educação para o consumo e a harmonização das relações de consumo.

O tema é abordado a partir da análise dos conceitos legais e das condutas comerciais regradas pela legislação de defesa do consumidor, ilustrados com exemplos extraídos dos problemas de consumo identificados por esta Fundação.

O curso, ministrado por especialistas de defesa do consumidor com ampla experiência na atuação da Fundação Procon, oferece a oportunidade de informar e ampliar o conhecimento sobre a legislação consumerista, não se confundindo com atividade de consultoria jurídica.

Conteúdo:
  • Procon São Paulo: Institucional
  • Relação de Consumo: Conceitos
  • Princípios e Direitos Básicos do Consumidor
  • Garantia Legal e Contratual
  • Prazos para Reclamar a Reparação de Danos
  • Vício e Defeito de Produto e Serviço: responsabilidades
  • Troca de Produto
  • Oferta e Publicidade
  • Práticas e Cláusulas Abusivas
  • Cobrança de Dívidas
  • Banco de Dados e Cadastros
  • Fundação Procon: Atendimento ao Consumidor e Fiscalização

Duração: mínimo de 3 horas.

PALESTRA SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR

O objetivo da palestra é levar aos fornecedores noções básicas sobre o Código de Defesa do Consumidor, visando à harmonização das relações de consumo.

O conteúdo é ministrado por especialistas da Fundação Procon e desenvolvido de forma genérica, não havendo possibilidade de detalhamentos, devido a curta duração da atividade. Portanto, para os casos onde haja necessidade de maior aprofundamento no tema, o mais indicado é o curso básico sobre Direitos do Consumidor.

Conteúdo:
  • Procon São Paulo: Institucional
  • Relação de Consumo: Conceitos
  • Princípios e Direitos Básicos do Consumidor
  • Garantia Legal e Contratual
  • Vício e Defeito de Produto e Serviço: responsabilidades
  • Oferta e Publicidade
  • Práticas e Cláusulas abusivas

Duração: 2 horas.

Público alvo (cursos e palestras):

As atividades se destinam a todos aqueles que atuam nos mais diversos segmentos do mercado de consumo, entre os quais:

  • fabricação
  • comércio em geral, inclusive eletrônico
  • importação de produtos
  • serviços de assistência técnica
  • serviços prestados por profissionais liberais e autônomos
  • serviços financeiros e bancários
  • serviços de atendimento ao consumidor (SAC, Ouvidoria)
  • outros
Modalidades:

a. Grupo (empresas, associações de classe, sindicatos, etc.)

Nesta modalidade, a palestra ou o curso são realizados em local indicado pelo interessado para grupos fechados, e abordam a legislação consumerista, conforme conteúdos apresentados.

Para contratar, é necessário solicitar um orçamento pelo e-mail edu.consumo@procon.sp.gov.br , informando os seguintes dados:

  • Nome e segmento em que atua
  • Perfil dos participantes e quantidade
  • Local do evento
  • Sugestão de datas e horários

b. Individual

Esta modalidade é exclusiva para cursos ministrados na sede da Fundação PROCON.SP  ou na modalidade online e dirigidos a todos os segmentos do mercado de consumo, conforme conteúdo apresentado.

A participação é individual com inscrição pelo site da Fundação e pagamento por boleto bancário.

O interessado em receber informações sobre o próximo curso, envie e-mail para edu.consumo@procon.sp.gov.br, indicando no campo assunto: CURSO INDIVIDUAL.

O curso individual para fornecedor será realizado em 29/05/25.

Outros esclarecimentos:

Serão emitidos certificados de participação.

Mais Informações e solicitações de agendamentos, realizar contato pelo e-mail: edu.consumo@procon.sp.gov.br