notícias & releases

Procon-SP leva o direito do consumidor para território indígena no litoral paulista

Ação inédita em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania, teve palestra e entrega de uma cartilha que será traduzida para o guarani e línguas de outras etnias que tiverem interesse

Publicado em 17 de abril de 2025

O Procon-SP está desenvolvendo, de forma inédita, um conteúdo sobre direito do consumidor voltado para as populações indígenas do estado de SP. Ele foi apresentado nesta quarta-feira, 16 de abril aos indígenas da Aldeia do Rio Silveira, situada na praia de Boraceia, divisa entre Bertioga e São Sebastião, no litoral paulista.

Em conjunto com a Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas da Secretaria da Justiça e Cidadania de SP, foram levantadas algumas características e necessidades práticas dos integrantes daquele território, o que resultou em uma apresentação feita em guarani, tupi e português, seguida de uma palestra para crianças e adolescentes sobre direitos básicos do consumidor.

 

O próximo passo é traduzir a cartilha que foi preparada após encontros com representantes da comunidade para línguas de diversas etnias em todas as regiões do estado de São Paulo e outros que tenham interesse, começando pelo guarani e pelo tupi.

Para o Secretário Executivo da Justiça e Cidadania Raul Christiano, “esta é uma ação de cidadania baseada no diálogo com as comunidades, que é uma marca da atual gestão, que busca atender as reais necessidades dos indígenas do estado”.

O Diretor Executivo do Procon-SP Luiz Orsatti Filho, reforçou o compromisso da Fundação em atuar na defesa dos consumidores e, agora, ampliar este trabalho também para os povos indígenas, que têm os mesmos direitos de todos os demais brasileiros”.

Já a Diretora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP Elaine da Cruz, que está coordenando esta iniciativa inédita, “o grande desafio está sendo compreender os raciocínios dos indígenas e “traduzir” conceitos não encontrados facilmente nas línguas nativas, permitindo que eles sejam beneficiados com o uso correto do Código de Defesa do Consumidor”.

Veja neste link Imagens da ação.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP