notícias & releases

Operação Black Friday

Procon-SP encontra irregularidades em 89 estabelecimentos no estado

Publicado em 28 de novembro de 2017
Equipes de fiscalização da capital e dos núcleos regionais do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, visitaram, nos dias 23 e 24 de novembro, 171 estabelecimentos que participaram da Black Friday. Foram encontradas irregularidades em 89 locais.
 
Na operação, as irregularidades mais encontradas foram ausência ou inadequação na informação de preços e descumprimento da oferta.
 
Na capital, das 23 lojas físicas fiscalizadas, 18 foram autuadas; veja aqui a lista dos estabelecimentos com irregularidades.
 
No interior e na baixada Santista, dos 148 locais, 71 foram autuados; os municípios visitados foram Araçatuba, Bauru, Campinas, Jacareí, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté, e Votorantim (em Praia Grande, Sorocaba e Votorantim houve a participação dos Procons municipais). Veja a lista aqui.
 
Sites
 
O Procon-SP também fiscalizou sites que participaram da promoção, além de averiguar as denúncias dos consumidores. As denúncias e os problemas verificados, como maquiagem de desconto, descumprimento da oferta, publicidade enganosa, mudança de preço ao finalizar a compra, pedido cancelado e valor elevado do frete, serão analisados e, se constatadas irregularidades, as empresas serão autuadas.
 
Atendimentos
 
Nos canais de atendimento disponibilizados pela fundação (151, site e redes sociais), foram registrados 1.079 atendimentos. As maiores demandas foram: maquiagem de desconto (desconto oferecido sobre o preço do produto/frete não é real); produto/serviço oferecido não está disponível (estoque terminado); mudança de preço ao finalizar a compra (carrinho) – que somaram 76% do total. Veja aqui.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação