notícias & releases

Boas Práticas de Combate ao Racismo nas Relações de Consumo

Procon-SP participa de webinar da APAS para debater o tema com representantes do setor supermercadista; evento integra as iniciativas do órgão de defesa ao longo do mês da Consciência Negra

Publicado em 27 de novembro de 2024

São Paulo, novembro de 2024 – A Diretora de Atendimento do Procon-SP Elaine da Cruz participou ontem (26) do evento online promovido pela Escola Paulista de Supermercados da Associação Paulista (APAS) para debater sobre as boas práticas de combate ao racismo nas relações de consumo.

Nossos associados recebem 5 milhões de clientes ao dia e nós temos uma responsabilidade muito grande em relação a esse tema”, afirmou o representante da APAS Paulo Pompilio logo na abertura do evento, “Cabe a nós fazermos essa mudança”.

Voltado para fornecedores do setor, equipes da área jurídica e de recursos humanos, o evento contou com a participação de Paulo Pompilio, Diretor de Relações Corporativas do Assaí Atacadista, Vice-Presidente da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e Conselheiro da APAS; José Vicente, Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e responsável pela criação do Procon Racial em parceria com o Procon-SP; Clério R. da Costa, Procurador do Estado e Presidente da Comissão Especial – Discriminação Racial da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo; além da Diretora de Atendimento do órgão de defesa paulista.

Elaine da Cruz iniciou sua fala lembrando aos participantes que a missão do Procon-SP é harmonizar e equilibrar as relações de consumo e que por meio da união de forças entre Estado, sociedade organizada e empresas é que alcançaremos as boas práticas de combate ao racismo.

Apresentou o Procon Racial – convidou as empresas a aderirem de forma voluntária – e expôs os dez princípios que integram o protocolo, que envolvem o letramento e a capacitação sobre o tema, desenvolvido pelos professores da Universidade Zumbi dos Palmares; e o canal de denúncias – que podem ser feitas nos postos presenciais do Procon-SP e também no site; veja aqui https://www.procon.sp.gov.br/procon-racial/ “São princípios que, embora todos deveríamos saber e praticar, ainda devem ser ensinados e destacados”, afirmou a Diretora; “Ainda há muito a ser feito”, completou.

Reconstrução do Imaginário e Superação do Problema

Para o Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares é significativo que este seja o primeiro ano em que o dia 20 de novembro foi considerado um feriado Nacional “Antes considerado um marginal e um rebelde sem causa, hoje celebrado como um herói que lutou por uma causa justa”.

Relembrou que nas relações de consumo, como em outras esferas da sociedade, o racismo e a discriminação estão muito presentes; um reflexo de 400 anos de escravização dos negros e da construção de um imaginário que justificava a superioridade de um povo sobre outro. “Temos um enorme desafio para reconstruir esse olhar e esse sentir”. Defendeu que para a superação do problema é preciso debater o tema, ter consciência dos danos e malefícios que o racismo causa a todos e fazer um esforço para estruturar uma relação que contemple a justiça e o respeito.

Clério R. da Costa destacou que existem legislações que preveem sanções administrativas e penais para quem pratica o crime de racismo, mas que, além das punições, é preciso que haja um reforço na educação antiracista. O coordenador da Secretaria da Justiça lembrou o papel do Estado no combate ao racismo, mas reforçou que essa também é uma obrigação moral das empresas e cidadãos.

Câmara Técnica Supermercadista

A participação do Procon-SP no evento faz parte dos trabalhos da Câmara Técnica Supermercadista, parceria que o Procon-SP tem com o setor com o objetivo de tratar de procedimentos que promovam o equilíbrio nas relações consumo.

Mês da Consciência Negra

Ao longo de novembro, para marcar o mês da Consciência Negra, o Procon-SP realizou um evento propositivo de conscientização para o enfrentamento ao racismo nas relações de consumo, e divulgou uma pesquisa sobre a discriminação racial nas relações de consumo.

Veja aqui https://www.procon.sp.gov.br/na-apresentacao-do-procon-racial-vivo-formaliza-adesao-ao-programa-para-enfrentar-o-racismo-nas-relacoes-de-consumo/ e aqui https://www.procon.sp.gov.br/discriminacao-racial-nas-relacoes-de-consumo-enquete-do-procon-sp-aponta-que-a-maioria-que-sofreu-alguma-discriminacao-sao-pessoas-pretas/

Assessoria de Imprensa | Procon-SP
imprensa@procon.sp.gov.br
Instagram YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads BlueSky