notícias & releases

Taxas de juros voltam a subir

Consumidor deve manter cautela antes de contratar qualquer linha de crédito

Publicado em 9 de março de 2015

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon do Estado de São Paulo, em 3 de março, aponta que as taxas médias do cheque especial e do empréstimo pessoal, apesar de menor intensidade, voltaram a apresentar alta.

De sete bancos pesquisados, dois aumentaram suas taxas de cheque especial e um as de empréstimo pessoal. As demais instituições permaneceram com os mesmos índices praticados no mês anterior.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 10,55% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 10,50% a.m., representando um acréscimo de 0,05 ponto percentual.

A maior alta verificada foi no Santander que alterou de 12,99% para 13,24% a.m., o que significa uma variação positiva de 1,92% em relação à taxa de fevereiro. A outra alta constatada foi no Bradesco que registrou variação positiva de 0,96%.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,02% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 6,01% a.m., representando acréscimo de 0,01 ponto percentual.

Nesta linha de crédito, a única alteração foi promovida pelo Bradesco, que elevou a taxa de 6,53% para 6,57% a.m., o que significa variação positiva de 0,61% em relação a fevereiro.

Confira a pesquisa completa aqui.

O Procon-SP recomenda que o consumidor tenha cautela ao contratar uma linha de crédito, avaliando a real necessidade e comparando as taxas praticadas pelas instituições financeiras.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação